No período de chuvas, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) tem mais um aliado na manutenção das rodovias mineiras. Trata-se da Central de Atendimento Telefônico, serviço gratuito para onde os usuários podem comunicar à autarquia os danos causados pelas chuvas nas rodovias, como buracos e quedas de barreiras. Por meio dos números 118 (na Região Metropolitana de Belo Horizonte) e 0800-285-1517 (para quem mora ou está no interior do estado), o usuário pode também se informar sobre transporte intermunicipal e metropolitano da RMBH e esclarecer dúvidas. Na região de Uberaba, houve uma melhora em algumas rodovias estaduais como a MG-427, mas existem muitas outras com muitos buracos, problema que pode ser solucionado com este novo serviço.
Com o intuito de fortalecer as ações neste período, desde outubro de 2008 a Central de Atendimento do DER funciona em regime de 24 horas, com o objetivo de prestar informações sobre ocorrências das chuvas nas rodovias estaduais. Outra opção para quem deseja saber a situação das rodovias é acessar o site www.der.mg. gov.br, link “Situação Malha Rodoviária”. “Em 2008, o Governo de Minas decidiu antecipar o plantão 24 horas devido ao aumento do índice pluviométrico em várias regiões do Estado”, destacou o diretor-geral do DER/MG, José Élcio Monteze. Ele ressalta que, ao comunicar ao DER qualquer ocorrência, o cidadão agiliza o atendimento e colabora para a redução de gastos. “Antes que se agravem, os danos são minimizados pelos técnicos responsáveis”, afirmou.
As 40 regionais do DER/MG também estão em prontidão, com equipes disponíveis. O prazo de atendimento é de três horas para sinalizar o local e de 24 horas para alocar equipamentos e pessoal, com o objetivo de desobstruir a rodovia, construir variantes, indicar rotas alternativas, entre outros.