AFERIÇÃO: DER-Es e IPEM iniciaram nesta semana a aferição de radares nas rodovias estaduais capixabas. Foto: Divulgação

De acordo com o Órgão, aferição é feita a cada 12 meses, conforme a Resolução nº 396/2011 do Contran

O Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-ES), órgão responsável pela aferição de radares, iniciaram um trabalho em conjunto nas aferições dos Equipamentos de Fiscalização Eletrônica –  conhecidos popularmente como radar – instalados em rodovias estaduais que cortam o Estado. No total, são 148 radares que serão aferidos.

De acordo com o DER, cada equipamento precisa de aferição a cada 12 meses, conforme resolução nº 396/2011 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entretanto, devido à quantidade de radares implantados, todos os meses existem equipamentos que estão completando esse prazo e precisam ser aferidos.

“Nos últimos três meses os técnicos dos dois órgãos aferiram cerca de 50 radares e foram instalados cinco novos equipamentos, sendo dois na Rodovia do Sol, em Itaparica, outros dois em Nova Venécia, na ES-137, próximo ao Posto Dois Irmãos, na ES-381, na Curva do Curtume e o quinto equipamento na ES-482, no bairro União, em Cachoeiro de Itapemirim”, disse o Gerente de Operações do DER, Vitor Kifier.

Nesta semana, um dos locais onde as equipes estiveram foi na Rodovia Norte/Sul, no cruzamento com a avenida João Palácio, no Bairro de Fátima, na Serra. Neste caso, as equipes contaram com o apoio do Batalhão de Trânsito da Policia Militar (BPTran) e da Guarda Municipal do município.

Durante cerca de dez minutos o trânsito foi paralisado no local para que um veículo do IPEM fizesse a passagem diversas vezes pelo radar, enquanto técnicos com um cronotacômetro – aparelho padrão que mede a velocidade e a distância do veículo e a compara com a velocidade registrada no radar – fazem a aprovação do equipamento, que naquela via é de 60 quilômetros por hora.

“Realizamos o trabalho em todos os 148 equipamentos, junto com a equipe do IPEM, para que o monitoramento do trânsito seja mais seguro para os motoristas no controle de velocidade, parada sobre a faixa de pedestres e o avanço de sinal, que são os tipos de infrações registradas por nossos equipamentos”, afirmou Rodrigo Nóbrega, Diretor de Operações e e Manutenção de Infraestrutura Logística do DER.

Fonte: Comunicação do DER-ES