DER do Paraná inicia, nesta quarta (3), obras na PR-180, entre Francisco Beltrão e Marmeleiro
MELHORIAS: DER do Paraná inicia, nesta quarta (3), obras na PR-180, entre Francisco Beltrão e Marmeleiro. Foto: Divulgação/DER-PR

Trabalhos de recuperação no pavimento serão realizados em duas semanas; tráfego será no sistema ‘Pare-e-Siga’

Tem início nesta quarta-feira (3), os serviços de conservação do pavimento da PR-180, entre Francisco Beltrão (PR) e Marmeleiro (PR), de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

Segundo o Órgão, os trabalhos devem durar duas semanas e serão realizados com a implantação da operação ‘Pare-e-Siga’, o que pode ocasionar em congestionamentos devido ao grande fluxo de veículos que utiliza a via.

Ainda de acordo com o DER, essa ligação entre os dois municípios é um ponto de acesso à PRC-280, e recebe o tráfego da PR-483, PR-475, PR-566 e PR-180, sentido Enéas Marques (PR), com grande parte desse movimento consistindo de veículos de carga.

Técnica

De acordo com a programação de obras, será realizada a aplicação de microrrevestimento asfáltico a frio, uma camada milimétrica de material que ajuda a selar a pista contra a ação do clima, diminuindo a degradação do pavimento e melhorando a aderência pneu-pista. Logo em seguida, a equipe irá implantar a nova sinalização horizontal, com pintura de linhas no eixo e bordos da rodovia.

DER do Paraná inicia, nesta quarta (3), obras na PR-180, entre Francisco Beltrão e Marmeleiro

Em março deste ano, o mesmo trecho recebeu serviços de remendos, em que pontos com danos como buracos ou afundamentos são removidos (fresados) e substituídos por uma nova camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

DER do Paraná inicia, nesta quarta (3), obras na PR-180, entre Francisco Beltrão e Marmeleiro
CONSERVA: Contrato atende a mais de 256 quilômetros de estradas paranaenses. Foto: Divulgação/DER-PR

Estas melhorias são feitas por meio de contrato de conservação de pavimento que atende a 256,31 quilômetros de rodovias da região Sudoeste com investimento superior a R$ 43 milhões.