SEGURANÇA: DER do Paraná bloqueou na noite dessa quarta-feira (15) a Estrada por conta do acúmulo de chuvas. A medida foi por questão de segurança. Foto: Divulgação/DER-PR
Estrada havia sido bloqueada no domingo (12) e liberada na noite de segunda (13). Nessa quarta (15), à noite, o Órgão resolveu fechar outra vez a estrada por questão de segurança; alteração prossegue até as condições climáticas melhorarem

Novamente, por conta do acúmulo de chuva registrado nos últimos dias, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) bloqueou totalmente a Estrada da Graciosa (PR-410) na noite dessa quarta-feira (15). É o segundo fechamento em menos de uma semana.

De acordo com o DER, a medida tem caráter preventivo, visando garantir a segurança de usuários da via, uma vez que os recentes escorregamentos de terra foram registrados em ocasiões semelhantes.

Segundo o Departamento, permanecem o monitoramento das condições climáticas, bem como das condições da faixa de domínio da Graciosa. O tráfego só será liberado novamente assim que for determinado que não há riscos de danos a quem trafega na região.

A decisão foi tomada com base em análises geotécnicas e pluviométricas do trecho, tendo sido registrado um acúmulo de 300 mm de chuva no local das obras nos últimos cinco dias.

SEGURANÇA: Estrada só será liberada caso as condições meteorológicas sejam favoráveis e a segurança dos usuários seja garantida. Foto: Divulgação/DER-PR

Obras em andamento

A rodovia está em obras desde que foi atingida por escorregamentos de terra no final do ano passado e também em janeiro deste ano. De lá para cá, foram registrados danos inicialmente nos km 7, 8 e 12, e depois também no km 11.

Segundo o Departamento, os serviços de contenção devem ser concluídos até maio, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

Os usuários devem evitar o tráfego pela Estrada da Graciosa, durante períodos de chuva, exceto em casos de extrema necessidade. Todo cuidado é pouco! Mais informações no site do DER do Paraná.