De acordo com o órgão, é o primeiro de vários acordos a serem celebrados
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) assinou, nessa quarta-feira (7), o primeiro convênio de cooperação técnica com um município da Região Metropolitana do Rio, na atual gestão do órgão.
De acordo com o órgão, a parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu foi celebrada, como um marco para novos convênios envolvendo o maior número possível de prefeituras.
Ainda de acordo com o DER, levando em consideração todo o estado, o convênio com Nova Iguaçu foi a segunda parceria desse tipo, este ano, com municípios fluminenses. No mês passado, tinha sido a vez de Miguel Pereira, cidade do Centro-Sul Fluminense.
Segundo o DER, os acordos preveem a delegação, para os governos municipais, de serviços como execução de obras específicas, conservação e demais ações que contribuam para a melhoria da malha rodoviária estadual.
A contrapartida de DER será a responsabilidade pela aprovação dos projetos apresentados e a consequente fiscalização, além de prestação de assessoria técnica.
“A assinatura do convênio com Nova Iguaçu e com outras cidades do estado mostra a força da união entre os Poderes Executivos e Legislativo. Afinal, os acordos são resultado de esforços conjuntos entre o DER, a Assembleia Legislativa, o governador Wilson Witzel e o vice-governador Cláudio Castro. No fim das contas, quem se beneficia é a população, que merece e terá serviços melhores nas estradas. Precisamos trabalhar unidos para o bem comum ”, disse Uruan Cintra de Andrade.
Melhorar as estradas
Ao elogiar a celebração do convênio com o DER, o prefeito Rogério Lisboa afirmou que a medida permitirá ações cada vez mais rápidas e eficazes, no intuito de melhorar as condições das estradas estaduais que atravessam o município de Nova Iguaçu. “Trata-se de uma cooperação para que todos saiam fortalecidos. Quem ganha é a população. Vamos trabalhar ativamente na pavimentação, manutenção e drenagem das rodovias”, disse ele, ao lado do representante do Legislativo estadual na cerimônia, Rui Aguiar, chefe de gabinete do presidente da Alerj, André Ceciliano.