O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está iniciando mais uma obra na Região Sul Fluminense. O órgão dará a partida para os trabalhos de terraplenagem, drenagem, pavimentação, construção de muros de contenção e serviços complementares na RJ-159, no trecho compreendido entre o distrito de Falcão, no município de Quatis e a divisa com o estado de Minas Gerais, numa extensão total de 5,8 km.

Para que as obras transcorram dentro da normalidade, respeitando o cronograma estabelecido pela fundação, estão sendo investidos pouco mais de R$ 22 milhões na concretização do projeto. Segundo os engenheiros do DER os serviços estão programados para iniciarem agora no início do mês de junho e serem finalizados em agosto de 2014.

Nesta primeira etapa o órgão contará com o apoio de 80 funcionários. Além dos trabalhos já citados, o DER atuará ainda no alargamento da pista, que passará de 6 metros para 14 metros de largura, incluído a construção de acostamentos. Com isso haverá uma grande melhora no fluxo de veículos e proporcionará maior segurança para os usuários da rodovia.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, José Roberto Rosendo, essa obra é muito importante para impulsionar a economia da região e, também, para alavancar o turismo local. “Com essas grandes melhorias, acredita-se que muitos mineiros vêm nos visitar”, afirma o engenheiro.

Totalizando 30 km de extensão, a RJ-159 é a principal via de acesso e escoamento da produção agropecuária da cidade de Quatis. A estrada liga o distrito de Floriano, no município de Barra Mansa até a divisa com o estado de Minas Gerais.