O governador José Roberto Arruda, o secretário de Transportes, Alberto Fraga e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Luiz Carlos Tanezini lançaram na manhã de ontem (16) o complexo de viadutos do Balão do Periquito no entroncamento da DF 001 com a DF 065 e a DF 480. A obra atenderá os 100 mil veiculos que trafegam nessa região todos os dias e aos usuários do Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.

As obras serão realizadas em duas etapas. Na primeira fase serão construídas vias marginais no sentido Gama/ Brasília (DF 480/ DF 065). O trecho da DF 001 sentido BR 040 será duplicado e o asfalto revitalizado. Dois viadutos serão construídos na interseção das vias. Neste ponto, o trecho da DF 001 sentido BR 040 se manterá no mesmo nível do solo e as vias marginais serão subterrâneas. O valor da primeira fase será de R$ 1.7 milhão e o prazo de conclusão das obras é de até 180 dias. Os trabalhos iniciaram hoje e o DER é o responsavel pela obra.

Na segunda etapa, que ainda será licitada, o balão deixará de existir e dois viadutos suspensos serão construídos dando continuidade às vias duplicadas da DF 001/ BR 040 sentido Samambaia. Estas pistas passarão acima da vias do Gama sentido Brasília (DF 480/ DF 065). Três alças ou tesourinhas serão construídas para facilitar o acesso aos viadutos suspensos e as vias inferiores. Os motoristas que vierem do Gama com destino a Samambaia vão pegar a marginal da DF 480, que será estendida até a DF 001/Samambaia. As pistas desta marginal serão subterrâneas no trecho em que houver o encontro com as vias da DF 065. O valor total das duas etapas será de R$ 5.4 milhões.