Os motoristas multados a partir de abril deste ano, no Km 54 da Via Anhangüera, na Vila Rami, em Jundiaí, podem ingressar com recurso das infrações junto ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER). O órgão requisitou à empresa Splice, fabricante do equipamento, que trocasse o radar instalado no local, depois das denúncias de várias empresas de possíveis irregularidades no aparelho, conforme matérias publicadas pelo JJ-Regional desde o início do mês. Houve veículo rodando com menos de 80 Km/h que foi multado a 145 Km/h.
O DER instalou um novo radar no Km 54, que não está multando os motoristas. O equipamento, em fase de testes, aguarda agendamento do Instituto Nacional de Metrologia (InMetro) para aferição.
Segundo a Secretaria dos Transportes do Estado, o radar antigo foi mandado de volta para a fábrica, para avaliação e o laudo sobre o seu funcionamento deve sair em uma semana.
Reclamam das autuações no local
Várias empresas denunciaram problemas com o radar do Km 54 da via Anhanguera, desde o dia 1º de junho.
A Brasil Real, de Campinas, foi a primeira. Ela teve um microônibus, que não passa dos 80 Km/h, multado a 145 Km/h. A empresa informou que, mesmo o tacógrafo mostrando que não passou dos limites, houve autuação e o coletivo da marca Volkswagen sai de fábrica programado para não passar dos 90 Km/h.
A empresa Expresso Jundiaí entrou com recurso de seis multas no mesmo local, com velocidades marcadas pelo radar acima de 120 Km/h. A empresa informou que todos os motoristas dela ‘conhecem o radar do Km 54’ e reduzem a velocidade, conforme relatórios de tacógrafos que impossibilitam adulterações.
O leitor Jaldes de Oliveira, de Cajamar, disse ter sido multado a 132 km/h,
Veja como recorrer das multas
Para recorrer das multas os motoristas devem apresentar, na sede do órgão, em Jundiaí, a original e cópia da notificação; cópias xerográficas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do documento do veículo multado (DUT) e mais o Registro Geral (RG).
O endereço do DER em Jundiaí é na rua Alberto Langue, 100, no bairro da Boa Vista, em frente da empresa Correias Mercúrio e próximo ao Residencial Anchieta. O telefone de contato é o 4587-6175.