Evento será realizado nesta quinta-feira (5), em Belo Horizonte (MG), a partir das 11h
A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), realizam, nesta quinta-feira (5), às 11h, apresentação às empresas interessadas (road show) sobre o edital para a continuidade da construção da ponte sobre o rio São Francisco na MG-402 e as obras de pavimentação de variante de acesso à ponte, no Norte de Minas.
Durante o evento, técnicos da Seinfra e do DER apresentarão as principais informações sobre o projeto e tirarão dúvidas. O objetivo é apresentar e detalhar os aspectos contidos no edital, visando ampliar o alcance das informações e fomentar a ampla participação de potenciais interessados na licitação, além de dar mais transparência as ações de governo.
Para participar do encontro é necessário fazer a inscrição no Sympla.
O edital para a retomada das obras foi publicado na última sexta-feira (30/8) e prevê um investimento estimado em R$173 milhões. A abertura das propostas está agendada para o dia 9/10/2024, às 9h30.
A publicação do documento vai permitir a retomada dos serviços e acabar com o transtorno da travessia por meio de balsas e barcos. A obra representa a esperança de progresso e mais qualidade de vida dos moradores da cidade de São Francisco, às margens do rio que batizou a cidade, e faz a conexão com o município de Pintópolis, pela rodovia MG-402.
Estrutura
A ponte, uma das maiores já construídas em Minas – com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura – está incluída no Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década e tem os recursos garantidos.
Além da edificação da travessia sobre o rio, o edital número 2301520 000017/2024 (Concorrência Eletrônica) prevê obras de melhoramentos e pavimentação de variante de acesso à ponte com 3,06 quilômetros, entre São Francisco e Pintópolis.
Histórico
As obras foram paralisadas devido à rescisão contratual com a empresa responsável pelo serviço.
A decisão, unilateral por parte do Governo de Minas, foi tomada após reunião realizada com a presença de representantes da empresa e do MPMG, diante da recorrente incapacidade da construtora de avançar com os serviços conforme obrigação contratual.
Na época, por meio do DER, ficou estabelecido o prazo de 60 dias para a empresa tomar as devidas providências em relação ao grande volume de material estocado no canteiro de obras, bem como para a conclusão de elementos de concreto que se encontravam parcialmente executados, de forma a minimizar perdas pela paralisação.
Serviço:
Road Show
Quando: quinta-feira (5)
Horário: 11h
Onde: SICEPOT-MG, à Av. Raja Gabaglia, nº 1.143, 17° andar, em Belo Horizonte (MG)