MELHORIAS: Investimentos de aproximadamente R$ 23 milhões vão ser aplicados pela empresa vencedora para restabelecer as condições iniciais e recuperar 91,3 km de pavimento da MG-418 e 16,7 km da MG-412. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o Departamento, estradas ficam no Vale do Mucuri e receberão investimentos da ordem de R$ 23 milhões

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) homologou nessa quarta-feira (19), a licitação para o segundo lote das obras de recuperação das rodovias MG-418 e MG-412, no Vale do Mucuri.

De acordo com o Departamento, os investimentos são de aproximadamente R$ 23 milhões e a empresa vencedora ficará responsável por restabelecer as condições iniciais e recuperar cerca de 91,3 quilômetros de pavimento da MG-418 e 16,7 quilômetros da MG-412.

Importante para a economia do Vale do Mucuri, por auxiliar no escoamento da produção local de madeira, leite e cana-de-açúcar, a MG-418 é também muito utilizada para o turismo, uma vez que é a principal rota entre Minas Gerais e as praias do sul da Bahia, como Alcobaça, Prados e Porto Seguro, destinos presentes no circuito turístico do descobrimento do Brasil”, destaca o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

As obras, quando concluídas, beneficiarão diretamente cerca de 210 mil habitantes das cidades da região, entre elas Teófilo Otoni, Frei Gaspar, Ataléia, Carlos Chagas e Nanuque.

Recuperação

A recuperação funcional de rodovias tem como objetivo restabelecer as condições iniciais do pavimento, recuperando assim suas funcionalidades. Trata-se de uma manutenção preventiva, feita antes de ocorrer o desgaste total, adiando a necessidade da realização de restauração.

O serviço é realizado em três etapas, a começar com o tapa-buraco e remendos profundos, dependendo do caso, além do reperfilamento ou fresagem (colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir) do pavimento.

Em seguida, é aplicada uma camada de revestimento asfáltico. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizando o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento.

A obra é finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical com colocação de novas placas e o reestabelecimento dos dispositivos de drenagem.

Programa Provias

A recuperação da MG-418 é uma das 100 intervenções em rodovias contempladas pelo Provias. As obras estão espalhadas de Norte a Sul do estado e contam com R$ 2 bilhões em investimentos.

O objetivo do programa é requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional, de modo a reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores.

Os recursos são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

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