TROCA: DER de MG iniciou serviços de substituição de pontes de madeira por estrutura de alvenarias em diversas rodovias estaduais. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o Departamento, objetivo é substituir pontes de madeira e recuperar estruturas em concreto sobre rios, riachos e córregos

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai iniciar a elaboração de mais um pacote com 17 projetos de engenharia, visando substituir pontes de madeira e recuperar estruturas em concreto sobre rios, riachos e córregos, em trechos de rodovias estaduais.

De acordo com o DER, depois da homologação do resultado da concorrência pública 015-2020, publicada no Diário Oficial do Estado (DOU) de Minas Gerais, em 14 de janeiro deste ano, o próximo passo são as obras.

Ainda de acordo com o Departamento, já estão em andamento estudos para substituição de outras 24 estruturas em trechos de rodovias pavimentadas e não pavimentadas.

Segundo o DER, serão investidos R$1.175.120,88 nos 17 projetos, que contemplam oito pontes de madeira, que serão substituídas por estruturas de concreto. As demais, que já são de cimento, passarão por reforço estrutural ou serão substituídas.

De acordo com o Departamento, dos 17 projetos que serão elaborados, 10 se concentram na Zona da Mata, nas rodovias LMG-870, CMG-494, LMG-871, MG-488, LMG-828 e LMG-840.

Já no Alto Paranaíba, serão quatro novas estruturas – duas na MG-428, uma na MG-235 e outra na LMG-746. As demais estão localizadas na MG-235, próximo à Abaeté; MG-350, no Sul de Minas, e MG-170, na no Centro-Oeste do estado.

Estudos

Os locais passarão por estudos geológicos para definir o tipo de estrutura a ser construída no local e, no caso de pontes de concreto, se passarão por reforço estrutural ou se serão substituídas.

 

De acordo com o DER, esses serviços fazem parte das ações do Governo de Minas para realizar, de forma programada, a substituição de pontes de madeira por pontes ou galerias de concreto que são materiais mais duráveis e que exigem menos manutenção.

Ainda de acordo com a Autarquia, o programa trará, ainda, mais segurança para as comunidades contempladas, conforme explica o diretor de Projetos de engenharia Rodoviária do DER, Luiz Guilherme Ferreira Chaves Campos.

Confira a lista completa:

 Rodovia  Trecho  Córrego/rio  Obra/ situação Região
1 LMG-870 Entr. BR-267 (Orvalho) – Santa Bárbara do Monte Verde Pirapitinga Madeira Zona da Mata
2 LMG-870 Entr. BR-267 (Orvalho) – Santa Bárbara do Monte Verde São Luiz Madeira Zona da Mata
3 CMG-494 Entr. BR-383 (B) – Andrelândia Cruzeiro (Dois Irmãos) Madeira Zona da Mata
4 CMG-494 Entr. BR-383 (B) – Andrelândia Garcia Madeira Zona da Mata
5 CMG-494 Entr. BR-383 (B) – Andrelândia Barra Madeira Zona da Mata
6 LMG-871 Lima Duarte – Conceição do Ibitipoca Chácara Madeira Zona da Mata
7 LMG-871 Lima Duarte – Conceição do Ibitipoca Lopes Madeira Zona da Mata
8 MG-428 Araxá – Rio Grande (Divisa MG/SP) Aroeira Recuperação estrutural Alto Paranaíba
9 MG-428 Araxá – Rio Grande (Divisa MG/SP) Rifaninha Recuperação estrutural Alto Paranaíba
10 MG-235 Córrego da Mandioca – Ibiá Mandioca Recuperação estrutural Alto Paranaíba
11 MG-350 Delfim Moreira – Entr.BR-459 (p/Itajubá) Sapucaí Substituição da estrutura Sul de Minas
12 MG-235 Entr. LMG-794 – Serra da Saudade Acampamento Substituição da estrutura Central
13 MG-488 Entr. Santa Barbara Tugúrio – Entr. BR-040 Sapateiro Substituição da estrutura Zona da Mata
14 LMG-828 Entr. MG-265 (p/ Jequeri)- Entr. LMG-826 (p/ Oratórios) São Pedro (Oratórios) Madeira Zona da Mata
15 LMG-746 Monte Carmelo – Chapada de Minas São  Félix Substituição da estrutura Alto Paranaíba
16 LMG-840 Entr. BR-262 – Entr. MG-265 (p/ Pedra Bonita) Matipó Substituição da estrutura Zona da Mata
17 MG-170 Rio Jacaré – Entr. MG-429 (Lagoa da Prata) Jacaré Recuperação estrutural Centro Oeste

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando é que a estrada LMG870 que liga a rodovia 267.municipio lima Duarte até Santa Bárbara dó monte Verde. Vai ser asfaltada? Tem muito trânsito de caminhões carretas até bitren as vezes eu encontro na estrada. Nos termos de chuvas fica intransitável são 24 km de chão. Cadê os políticos que representa nossa região. Essa estrada é de grande importância pra nós aqui da região!!!

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