Uma operação especial de fiscalização terminou com 48 ônibus coletivos retirados de circulação pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) nesta segunda-feira. Todos os veículos são de linhas que fazem o transporte metropolitano entre Santa Luzia e Belo Horizonte. A ação foi realizada com base em reclamações dos usuários destas linhas.

De acordo com o DER-MG, a fiscalização se concentrou na Praça da Estação e no terminal da avenida Bernardo Monteiro, na região hospitalar, na capital mineira. Foram abordados mais de 100 ônibus, entre as 6h e as 18h.

Os 48 veículos retirados de circulação apresentavam problemas como a falta de suspensão e amortecedores, pneus carecas, vazamento de óleo no sistema de roda, motor e caixa de marcha, extintores descarregados, veículos sem barra estabilizadora e sem disco tacográfico, entre outros.

Reclamações e denúncias sobre precariedade no transporte coletivo intermunicipal podem ser registradas junto ao DER-MG por meio do telefone 155, selecionando a opção 6.