Via é um dos principais caminhos de transporte da produção agrícola e serve de acesso da população rural ao Centro

Nas próximas semanas vai acontecer a recuperação de uma das principais vias rurais de Ponta Grossa. Com investimentos de R$ 339 mil serão executadas obras de melhorias e cascalhamento, nos 34,5 quilômetros da PR-513, que ligam os distritos de Passo do Pupo e Itaiacoca à Estrada do Cerne (PR-090).

O secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, destaca que a via é um movimentado caminho de transporte da produção agrícola, além de servir como acesso da população rural ao centro de Ponta Grossa. De acordo com técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), serão realizados serviços de drenagem, reparos e cascalhamento para melhorar a trafegabilidade e dar segurança aos motoristas.

“A aplicação de recursos na via é fundamental para garantir o desenvolvimento econômico da região, conhecida também pela presença das jazidas de calcário. As obras facilitam o transporte da produção e aumentarão a segurança para as famílias que precisam da estrada para deslocamento em busca de serviços de educação e saúde”, explicou Tizzot.

Desde 2003, a região vem recebendo investimentos do governo do Estado em infraestrutura desde 2003. Os 15 quilômetros que fazem o acesso ao distrito de Biscaia receberam mais de R$ 2 milhões em obras de restauração. Além de investimentos na rodovia que vai até o distrito de Guaragi e na ligação com Palmeira.

A Prefeitura também está trabalhando com duas equipes e maquinário adequado para recuperar as condições de trafego da Estrada do Cerrado Grande, no distrito mineiro de Itaiacoca. “As chuvas castigaram bastante alguns trechos daquela estrada e, em função da declividade, é preciso intervir rapidamente”, explica o secretário de Obras, Celso Santana. Além dessas ações de reparo na via rural, de acordo com Sant Ana equipes da Secretaria de Obras estão atuando em vários outros pontos da cidade.

Arroios são desobstruídos

Desde segunda-feira, está sendo feita a limpeza do arroio na Rua Professora Balbina Branco, com desobstrução de galerias e bueiros, e a retirada de lixo e entulho de dentro do curso d água. Também foi retomada a operação tapa-buraco, apesar de que no início da semana, em função das chuva no período da tarde, não foi possível manter o cronograma. Na região da Ronda, continua operação concentrada, com patrolamento, cascalhamento e compactação em diversas ruas e limpeza de valas e galerias.