Na manhã de anteontem, 21, a Secretária de Planejamento e Meio Ambiente de Arujá, Sandra Igarasi Yoko Barbosa, esteve reunida com representantes da DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) para conhecer a proposta da empresa de construir um trecho de acesso do Rodoanel Mário Covas à rodovia Presidente Dutra, o Trecho Leste, passando por Arujá.

Estiveram presentes os gerentes de relações institucionais da DERSA, Ermes da Silva e José Heitor do Amaral, o representante do Consórcio JGP/Prime Engenharia, Carlos H. Aranha, empresa de consultoria responsável pelo estudo de impacto ambiental, Alexandre Galhardo, representando os corretores da região e membros atuantes da comunidade.

Sandra foi escolhida para compor a equipe técnica da prefeitura e representar o Conselho da Cidade durante as negociações. O diretor de Planejamento, Juvenal Penteado, e alguns colaboradores da administração municipal que atuam no setor de planejamento também fazem parte da equipe.

Durante a apresentação foram mostrados dados do Trecho Sul, um empreendimento que deve ser inaugurado em 2010, para exemplificar os processos para a aprovação da licença prévia e todas as etapas da construção.

Ermes da Silva, representante da DERSA, salientou que são inúmeros os benefícios que o empreendimento traz para as cidades da região metropolitana de São Paulo desde a melhoria de acesso ao Porto de Santos, a redução de acidentes, ordenação do uso e ocupação do solo e nas áreas de mananciais, além de desafogar o trânsito das marginais da capital paulista (que já chega a registrar mais de 220 km de congestionamento em alguns dias) e o crescimento do número de empregos gerados no município.

O Rodoanel já vem sendo alvo de estudo há mais de 70 anos, mas foi só na gestão do governador Mário Covas que o projeto começou a ser implantado. O objetivo principal é desafogar as marginais que cortam a cidade de São Paulo. Diariamente, as marginais recebem veículos e caminhões de 10 rodovias que desembocam nelas.

O projeto do Rodoanel – Trecho Leste, que tem a extensão de 40,6 km, inicia na cidade de Mauá, passa por Ribeirão Pires, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba. No projeto, estão previstos três acessos ao Rodoanel, um na Rodovia Airton Senna, um na SP-66, na divisa de Suzano e Itaquá e o último na Rodovia Presidente Dutra.

O acesso pela rodovia Presidente Dutra poderá ser tanto por Guarulhos quanto por Arujá. A escolha só será feita depois que um estudo de impacto ambiental for realizado em ambas as cidades. A alternativa por Arujá se concentra na área próxima ao pedágio, no Jardim Emília. Este estudo deve ser apresentado ao governo estadual até o final do mês de novembro para que no início de dezembro a licença prévia seja protocolada junto à Secretaria do Estado de Meio Ambiente. Para protocolar a licença, são necessárias duas certidões emitidas pelo município: certidão de adequação do uso e ocupação do solo e certidão de aquiescência aos impactos ambientais.

Foram solicitados alguns dados à prefeitura para que o estudo de impacto ambiental seja iniciado. Dentre eles, cadastro municipal de imóveis, sistema viário e de transportes, uso e ocupação do solo, infra-estrutura urbana e equipamentos sociais, meio ambiente e patrimônio, planos e projetos municipais e privados na área de influências, dados sobre as finanças municipais como PIB, índices econômicos, etc.

A secretária Sandra Igarasi informou que no período que antecede o próximo encontro com a Dersa a equipe de Projeto Básico Ambiental (PBA) da prefeitura estará fazendo um levantamento e análise de dados, visitas ao local para realização de vistoria técnica para mensurar e avaliar as interferências que o projeto fará no local. A próxima reunião está agendada para acontecer no começo do mês de agosto.