Intervenção une as duas frentes de trabalho do segundo túnel mais extenso dos Contornos Norte e Sul da Rodovia dos Tamoios

O governador Geraldo Alckmin visitou nesta sexta-feira, 13, as obras da Nova Tamoios Contornos e acionou o dispositivo de detonação que permitirá o encontro das escavações do Túnel 301, o segundo mais extenso do empreendimento, com 2,27 quilômetros. A ligação dos emboques, que ocorre na pista esquerda, conectará os bairros da Enseada, na Costa Norte, ao São Francisco, na região central de São Sebastião. O secretário de Logística e Transportes e presidente da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço, também participou do evento.

Considerado um dos grandes desafios da Nova Tamoios Contornos, principalmente em razão das características de relevo e da dificuldade de acesso ao emboque Sul, o Túnel 301 está localizado num segmento de encosta bastante íngreme, sob o Parque Estadual da Serra do Mar. Por este motivo, as equipes de engenharia mantiveram os avanços da escavação apenas num sentido (de norte a sul) em aproximadamente 98% da obra. Normalmente, o trabalho é realizado a partir das duas extremidades até se encontrarem em algum ponto no interior do maciço. A medida foi adotada em razão das dificuldades para se construir um caminho de serviço por onde as equipes pudessem chegar até a extremidade sul do túnel e para diminuir o fluxo de veículos pesados em ruas residenciais do bairro de São Francisco, em São Sebastião.

A construção da Nova Tamoios Contornos está dividida em quatro trechos. Os lotes 1 e 2 são executados em Caraguatatuba, e os lotes 3 e 4, em São Sebastião. A rodovia terá 33,9 quilômetros de extensão com cinco túneis duplos que comportam até duas faixas de rolamento por sentido. Ao todo, são 6,6 quilômetros de túneis duplos em cada sentido. O Túnel 101 tem 294 metros; Túnel 102: 406 metros; Túnel 301: 2,27 quilômetros; Túnel 302/401: 3,45 quilômetros; e o Túnel 402: 240 metros. O traçado também inclui 53 Obras de Arte Especiais – pontes e viadutos – nas pistas esquerda e direta, totalizando 8,6 quilômetros.

Parcerias. Com investimento total de R$ 3,2 bilhões, já considerando obras (R$ 1,6 bilhão), compensações ambientais, desapropriações, interferências, projetos, supervisão, gerenciamento, comunicação e obras complementares, o empreendimento conta com recursos do Governo do Estado, incluindo financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil.

Turismo e economia. O empreendimento integra um pacote de investimentos do Governo do Estado voltados ao desenvolvimento da economia e do turismo do litoral norte paulista, e criará uma nova alternativa para o acesso a Caraguatatuba e São Sebastião. O tráfego rodoviário, especialmente o de caminhões e as viagens de longa distância, será desviado da área urbana para a nova via perimetral. A rodovia reduzirá acidentes e aumentará a segurança para usuários, pedestres e ciclistas, além de proporcionar acesso mais rápido às duas cidades e ao Porto de São Sebastião. O escoamento da produção também ganhará em agilidade por meio da otimização da infraestrutura viária existente. A previsão é que a nova rodovia seja liberada ao tráfego no segundo semestre de 2018.

Fonte: ASCOM