No final de julho, o Detran iniciou blitze pela cidade para fiscalizar a obediência à ‘Lei Seca’ e flagrar motoristas alcoolizados

Falta de habilitação, documentação do veículo irregular e alteração na iluminação foram as principais causas da apreensão de 108 veículos na noite e madrugada de sábado em Manaus. Desses, apenas em três os motoristas haviam ingerido bebida alcoólica. Ao contrário do fim de semana da megaoperação, quando foi zero o índice de acidentes de trânsito com vítimas fatais, neste último fim de semana ocorreram dois acidentes com mortes – nenhum deles teve como causa a ingestão de bebida alcoólica dos condutores.

Em nova operação na cidade realizada em parceria com a Companhia de Trânsito (Ciatran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi às ruas, uma semana após a megaoperação realizada para verificar o cumprimento da chamada “Lei Seca”. A diretora do Detran, Mônica Melo, disse que houve prioridade em verificar o uso de iluminação irregular. Dez veículos foram autuados por conta dessa irregularidade.

A verificação da documentação do veículo e do motorista foi o que provocou a maioria das autuações. Segundo Mônica, dá para notar a preocupação dos consumidores de bebidas alcoólicas com a fiscalização. Em vários veículos, o proprietário, que havia consumido bebida alcoólica, deixou o volante para outra pessoa. “Notamos que quem estava dirigindo não havia ingerido álcool“, comemorou.

Disk-pileque

Mônica registra que o Disk Pileque funcionou bastante neste último final de semana, atendendo a 22 solicitações, o que vem mostrar a importância do serviço. Os dois acidentes de trânsito com vítimas fatais aconteceram no sábado e domingo. O do sábado ocorreu no bairro São José 3, Zona Leste, por volta das 15h30, quando o motorista de ônibus José Rodrigues foi atingido por um microônibus desgovernado da empresa LM Transportes, de placa JXY 6494. O veículo havia ficado com a marcha desengatada e, ao atingir José Rodrigues, causou esmagamento do crânio, o que provocou a morte. O outro acidente fatal aconteceu com um veículo do tipo Fox, desgovernado, se chocou contra uma árvore na avenida Constantino Nery, matando o passageiro, Valdeli Moizinho Seixas, 30.