Os jovens que dirigem sob o efeito de álcool serão alvos de blitzes noturnas que serão retomadas a partir deste final de semana pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Motoristas com idades entre 18 e 25 anos serão abordados por funcionários do Detran e policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Além de terem os níveis de álcool no sangue testados através de bafômetros descartáveis e etilômetros, os condutores receberão informações sobre os perigos da mistura entre álcool e direção.
A ação ocorrerá durante a madrugada também na sexta-feira em locais de grande fluxo de veículos, como as Avenidas Agamenon Magalhães e Boa Viagem.
Como a blitz é educativa, quem for flagrado alcoolizado será convidado a ceder a direção para outra pessoa ou pedir um táxi. Os que discordarem, no entanto, podem ser punidos.
A quantidade máxima permitida é de seis decigramas de álcool por litro de sangue, o que equivale a duas doses de uísque ou duas latas de cerveja por uma pessoa com aproximadamente 70 quilos.
De acordo com Denatran, 46% dos acidentes com vítimas ocorridos no País, em 2005, tiveram o envolvimento de condutores com menos de 29 anos, sendo que 3,4% tinham menos de 18 anos. Em 2004, o percentual foi de 44%.