O secretário das Cidades, Humberto Costa, realizou a entrega de novos veículos e etilômetros – aparelhos que medem o consumo de álcool – ao Detran. Os novos equipamentos fazem parte da estratégia do órgão de intensificar a fiscalização do cumprimento da chamada Lei Seca. Com a medida, o Detran vai aumentar em 100% o número de veículos nas ruas (de oito para dezesseis) e quase triplicar o número de etilômetros que serão usados em todo o Estado (dos atuais dezesseis para quarenta).

“Estamos dando mais um passo no sentido de fortalecer uma legislação que teve um impacto muito forte no sentido de combater as mortes no trânsito. Queremos criar uma cultura no Estado de que álcool não combina com a condução de veículos. Por isso vamos intensificar a fiscalização”, disse Humberto Costa.

O diretor-presidente do Detran, Roberto Leandro, ressaltou que os novos veículos e equipamentos “vão ajudar na fiscalização que tem como objetivo maior salvar vidas”. Parte dos etilômetros será cedida, em forma de concessão de uso, a instituições parceiras do Detran, como é o caso da Polícia Rodoviária Federal (cinco unidades), Batalhão de Trânsito Estadual (duas), Batalhão de Polícia Rodoviária (três), CTTU (três) e Batalhão do Interior (cinco).