O Conselho Nacional do Trânsito (Contran) emitiu a Resolução nº 282, em vigor desde 1º de junho, que altera alguns procedimentos da vistoria obrigatória dos veículos com mais de 10 anos de uso ou daqueles que farão transferência de propriedade ou de município.

A resolução em vigor prever, além da certificação do número do chassi é
necessário a certificação da numeração do motor. Atualmente o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável pela vistoria em Roraima, conta com 10 servidores para a realização deste serviço.

Dados do Departamento de Trânsito, com relação ao tempo de uso de veículo, informam que o Estado tem uma frota de aproximadamente de 90 mil carros. Deste total, cerca de 30 mil devem fazer a vistoria, por terem mais de 10 anos. A vistoria veicular é fundamental para que o condutor trafegue com o veículo
dentro das condições de uso.

“O Detran cumpre a Resolução para evitar que os proprietários de veículos não sejam prejudicados no momento de uma abordagem de fiscalização ou com risco de acidentes”, ressaltou Cícero Batista, diretor presidente do Detran.

Ainda segundo Cícero Batista, devido à nova resolução do Contran, aqueles veículos que não possuem o número de motor de fácil visualização e que seja necessária a desmontagem de alguns componentes do motor para verificação da numeração, os proprietários devem providenciar um certificado na concessionária informando que o número que se encontra no motor é o mesmo da
fabricação.

“Alguns modelos novos de veículo tem a numeração do motor escondidada por algumas peças, dificultando a visualização, nestes casos o proprietário deve adotar o procedimento, pois o Detran não realiza desmontagem de componente do veículo”, explicou Batista.