O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou ontem, quinta-feira (2/7), fiscalização em diversos terminais rodoviários da Região Metropolitana e do interior do estado. O objetivo era coibir as irregularidades no transporte intermunicipal de passageiros por ônibus. A ação foi motivada pelo alto número de reclamações na Ouvidoria do órgão contra empresas de ônibus. Este ano, já foram registradas 2.231 denúncias referentes a esse serviço.

Ao longo do dia, 65 veículos foram multados e 47 apreendidos por não apresentarem condições de tráfego. O terminal Américo Fontenelle, na capital, foi o local com maior incidência de infrações, totalizando 16 infrações e 14 apreensões. As principais irregularidades encontradas foram mau estado de conservação, falta de selo de vistoria, alteração de característica, quando a empresa retira o banco do trocador para colocar mais assentos de passageiros e documentação irregular. A Trell e a Viação 1001 foram as empresas com maior número de infrações registradas.

Desde 2007, quando a atual gestão intensificou as operações no estado, 4.180 ônibus da frota regular foram multados e 2.020 retirados de circulação por não possuir condições de tráfego. Somente este ano, já foram emitidas 1.464 multas em ônibus intermunicipais e 410 veículos da frota regular foram apreendidos. O número de apreensões de ônibus nos seis primeiros meses de 2009 é 689% maior que todo o ano de 2006, governo antecedeu atual, quando apenas 36 veículos da frota regular foram retirados de circulação e 56 multados.

Os fiscais estiveram nos seguintes terminais: Américo Fontenelle, Novo Rio, Praça Mauá, Praça XV, Menezes Cortes, João Goulart, Roberto Silveira, Alcântara, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Cabo Frio, São Pedro D´Aldeia, Teresópolis, Petrópolis, Friburgo, Angra dos Reis, Parati, Miguel Pereira, Campos, Macaé, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Campo Grande.