A fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) vai intensificar, na Semana Santa, a repressão ao transporte clandestino em todo o Estado do Rio, principalmente na Região dos Lagos. Além dos terminais rodoviários, de onde partem linhas intermunicipais, equipes de fiscais do departamento atuarão nos principais acessos à Região dos Lagos onde há reclamações constantes sobre o transporte pirata.
As ações, que acontecerão entre quinta-feira e domingo, terão como alvos a ViaLagos, entrada de Rio das Ostras, Serra do Matogrosso, Praia Seca e Araruama. Ali, além dos veículos clandestinos – ônibus e vans fazendo transporte de passageiros sem a autorização do Detro – há denúncias de que carros de passeio são comumente usados, em especial nos períodos de férias e feriados, para lotadas.
No total, se revezarão entre estes pontos, 25 fiscais do Detro com apoio de policiais militares. Reboques serão usados nos casos de apreensão para condução dos veículos infratores ao depósito público mais próximo. Em Cabo Frio, guardas municipais também vão participar da operação, impedindo a entrada de vans e ônibus piratas, principalmente nas Praias do Forte, do Peró e das Conchas.