Diretor da PRF diz que motoristas com exame toxicológico vencido não poderão seguir viagem após o dia 28/12
ALERTA: Diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, diz que motoristas com exame toxicológico vencido não poderão seguir viagem após o dia 28/12. Foto: Ubirajara Machado/Secom/MPT

Fernando Oliveira fez essa declaração durante coletiva da Operação Jornada Legal na Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília (DF)

Operação conjunta, realizada nessa quarta-feira (29), em quatro estados e no Distrito Federal, reunindo Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelou preocupantes condições de trabalho para motoristas profissionais no Brasil.

A “Operação Jornada Legal” constatou que uma significativa parcela desses trabalhadores está excedendo o limite de horas de trabalho estabelecido por lei, com 25,47% trabalhando mais de 13 horas diárias, e 56,6%, entre 9 horas e 12 horas.

Alarmantemente, 18,87% dos motoristas admitiram o uso de substâncias químicas para lidar com a exigência do trabalho, sendo que 2,83% utilizam diariamente.

A cocaína foi identificada como a droga mais usada, seguida por opióides, maconha e anfetaminas (rebite).

Este uso é atribuído principalmente à necessidade de evitar o sono, especialmente entre àqueles que trabalham mais de 16 horas diárias, onde o índice de uso de substâncias aumenta para 50%.

Os resultados também apontam para insuficiências no descanso dos motoristas: 12,26% dormem entre 4 horas e 5 horas por dia, e quase metade faz intervalos de descanso inferiores ao mínimo legal entre jornadas de trabalho.

Isso culminou em infrações para 1 em cada 4 motoristas fiscalizados em 2023, totalizando mais de 32 mil autos de infração.

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Oliveira, destacou a pressão sobre os motoristas para o cumprimento de prazos de entrega como uma causa principal dessas práticas perigosas. Ele salienta: “Um condutor extenuado perde a atenção e passa a ser um risco para ele próprio e para os outros usuários da rodovia”.

Diretor da PRF diz que motoristas com exame toxicológico vencido não poderão seguir viagem após o dia 28/12
OUTRO CONDUTOR: Segundo Fernando Oliveira, em caso de flagrante de caminhoneiro com exame vencido, será necessário apresentar outro condutor habilitado. Foto: Ubirajara Machado/Secom/MPT

Motoristas submetidos ao exame toxicológico

Durante a operação, os motoristas foram submetidos ao exame toxicológico de larga janela, obrigatório para condutores das categorias C, D e E, a cada 30 meses. Os resultados devem ser divulgados até o dia 5 de dezembro.

O gestor dos Laboratórios Fleury/ Pardini, Renato Fernandez, explicou que equipes de coleta foram deslocadas para realizar os exames. No caso de os laudos serem negativos, o resultado é mais rápido.

Quando há indício do uso de drogas, o laudo é avaliado por outra equipe do laboratório, utilizando equipamentos mais sofisticados para que o resultado positivo seja efetivamente seguro.

Fiscalização do exame toxicológico começa dia 28 de dezembro

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Fernando Oliveira, alertou que os motoristas que forem flagrados pelos policiais com o exame toxicológico vencido, a partir do dia 28 de dezembro, serão autuados e não poderão seguir viagem.

Será necessário apresentar outro condutor habilitado. O mesmo sistema é adotado no caso de alcoolemia ou recusa de fazer o teste.

Os policiais já estão orientados, essa fiscalização já existia no passado depois foi interrompida. O policial vai ter como consultar no sistema e constatado que o exame toxicológico está vencido, aquele motorista não pode seguir viagem. Será necessária a presença de outro motorista“, explicaram o diretor da PRF, Fernando Oliveira, e seu coordenador-geral de Segurança Viária, Jeferson Almeida.

275 COMENTÁRIOS

  1. A arrecadação seria maior se o exame se estendesse a todas as categorias, pois uma das finalidades é a arrecadação.
    Sobrecarregados com estradas em má conservação e horário de frutas e verduras, os condutores profissionais ainda tem mais essa sobrecarga tributária.
    Sobre drogas eu só posso dizer que tem muitos profissionais de outras áreas (justiça inclusive), que não passam por um mínimo de avaliação toxicológica. Precisa ampliar a fiscalização as categorias e funções a realização de exames toxicológicos.
    Legislação diz que direitos são iguais e deveres também. Não vejo isso.

  2. No Brasil a injustiça do imperialismo continua na atuação só só de trabalhadores. Invéis de ser obrigatório para todos os usuários mais não é. Eu chego em um posto de serviços tá cheio de condutores de automóveis e outros em bancada de bebidas com toda a família e depois pegam a rodovia e aí não é obrigatório o exame tocicologico. Só favor do fim de todos os timpos de drogas nas estradas mais que seja para todos os usuários. É preciso acabar com às drogas lícitas ou não nas estradas, as estradas estão violentas .eu estou nas estradas há 28 anos e já vir muitas coisas ruim e poucas boas. Eu acredito que 85% dos acidentes a culpa é dás drogas o motorista dentro do seu normal a chance de ariscar é pouca agora sobre efeito o elemento fica corajoso e destemido. e sem se falar que mesmo sem usar drogas ele já adquiriu o vício de fazer algo errado no trânsito. Eu há 28 anos nas estradas ainda permaneço porquê é onde tiro meu sustento e agradeço a Deus porquê nunca mim emvolvir acidente com danos só oq avaria .acho que nós motorista precisamos see consientizar vamos usar os equipamentos de segurança do veículo seja visto nas utrapassagens ou passagens ligue o indicador de direção pista interditada ligue o pisca alerta. E fora às drogas.

  3. Deveria ter uma lei que obriga-se a concessionária de pedágio construir zona de estacionamento seguro para viajantes em rodovia. O valor que se paga de pedagio é absurdamente alto. Aí cabe os camioneiros a se unirem e cobrar mais praças de descanso seguro.

  4. Essas fiscalizações nas estradas poderiam ocorrer todos os dias e não só em período de férias.
    O Exame toxicologico deveria ser um pouco mais barato e ser exigido em todas as categorias, porque não é só os habilitados nas categorias C D e E que usam drogas colocando a vida dele e dos demais em perigo nas estradas.
    E lei deeveria ser para todos, até dentro das cidades a gente ver o quanto tem gente dirigindo e fumando um baseado. Sem falar em boa parte dos motoqueiros que andam igual a louco com velocidades absurdas cotanto todo mundo e ninguém faz nada

  5. Concordo plenamente com o exame toxicologico.
    Só não concordo o valor que temos que pagar para realizar o mesmo. É uma roubalheira descarada.
    Quanto a fiscalização, deveria ser feita todos os dias, e não só em período de férias.
    Motoristas drogados .matam todos os dias nas estradas, isto falando no geral, tanto motoristas das categorias C D e E como também os das categorias A B. O exame deveria ser obrigatório para todas as categorias.
    E com pena altíssima para quem fosse pego dirigindo drogado, além de perder a carteira para sempre.

  6. E o teste que o rapaz te que viver trabalhando. Por e o álcool que matar tá embriagado. E pessoa vive na Net até atravessando a rua vc tiver inteligência ou vez de colocar dinheiro e mas dinheiro no bolso estudar um caminho que não enche o seu bolso pra não tira do nosso . Só tem lei que não vai pra lugar nenhum

  7. É! quero ver a hora que os drogados ( caminhoneiros ) para de colocar comida nas mesas das pessoas ou papel pra limpa a bunda a ! Jornal ja não se fabrica mais , sabugo de milho esta em alta . Mais tem que saber usar esqueci vai ter que ir na roça pega porque não tem os drogados para transportar fica a dica

    • A maioria dos motoristas profissionais não usa droga mas são prejudicados pelos que usam que baixam o valor do frete porque aceitam trabalhar em condições de risco. Portanto, pode perder as esperanças. Os bons caminhoneiros continuarão trabalhando normalmente e os outros vão ficar sem oportunidade de trabalhar. Portanto, procure ficar do lado dos bons. Fica a dica!

  8. E os motoboys, quando serão incluídos nesse ROUBO OFICIAL???
    É cada barbaridade que esses camaradas aprontam e eu que nunca bebi e nunca fumei, sou obrigado a pagar para provar minha inocência????

    • Somente caso queira dirigir caminhão, ônibus, van, carreta. Portanto, é simples, basta mudar de categoria ou não ter CNH.

      • É um roubo eu ter quer pagar para provar que não uso drogas….que país de M é esse??? Cadê os políticos cadê o exército pra defender o povo???

        • O Exército também utiliza o exame toxicológico e apoia medidas que combatem o uso de drogas. Portanto, melhor não ficar esperando apoio do Ex´´ercito. Melhor procurar os políticos.

        • Sua pergunta é preocupante. Evidente que para essas categorias A e B não é preciso o exame. Dificuldade de entender certos argumentos óbvios é comum em pessoas que usam substância psicoativa ou que tem alguns outros problemas.

      • Desse jeito aí, caso não queira, é só andar de bicicleta.

      • A pergunta do Adilson cita nas entrelinhas que o exame é para profissionais condutores C D E de veículos automotores, e, receio que motoboys seja também uma classe profissional que a obrigatoriedade não está contemplada, então, não é o caso de mudar a carteira para B, é classificar a carteira A.

  9. Esta lei é a mais porca que ja vi, viciados em drogas proibidas não devem dirigir nenhum carro , carros pequenos tambem matam, e muitos.

  10. Quando será que a lei vai funcionar assim pra políticos corruptos ? Ou evitar que pessoas com processos na justiça assumam um mandato no governo?

    • Rapaz, excelente idéia, se a moda pega a gente iria esvaziar o congresso com toda certeza, podendo ampliar para o supremo ia ter muita gente perdendo os cabelos! Kkkk

  11. Só acho que a responsabilidade do exame , deveria ficar a caráter da empresa que contrata o motorista…No ato da contratação e mais um exame anual …Constatou , contrate outro ….Esse negócio de exigir do motorista já é pra movimentar os cargos de comissão do governo…. Concordo com o exame e discordo da obrigatoriedade

  12. Esses bolsonaristas sempre estão contra a lei. “Deus pátria e família” quando ouço isso, sei que se trata de uma pessoa hipócrita!!!!

    • Cara, hipocrisia é a tua vida de comedor de pão com mortadela! Quem foi libertado da cadeia, não tem moral para criticar os que admiram a gestão passada do Bolsonaro.

  13. Deveria ser obrigatório exame toxicológico para motoboys e motoristas de aplicativos

      • Verdade!!
        Pois a muitos motorista que não são da classe profissional,no caso categoria A/B que comete cada imprudência e sem contar os que nem habilitação tem a lei deveria ser pra todos, porque só pro profissional, o profissional ele passa por cursos , treinamento etc . coisas que dá categoria A/B não faz e comete mais imprudência..

    • Acho que todos os motoristas de categoria A B C D E tem que fazer o toxicológico sim pq não são.so os. caminhoneiros que usam substância vejo nas rodovias pilotos de carros motos passando e usando e ninguém faz nada para conter mas os caminhoneiros são os condenados eu nunca usei. Mas já fui parado pela PRF e fiscalizado por droga Absurdo vergonhoso

      • Penso o mesmo., mais também teria que se estender para todos os nossos políticos da Câmara dos deputados e senadores, STF e presidente., aí seria mais justo, quando o exemplo vem de cima. Pois o que comamandam o país também não podem usar drogas.

  14. Se o motorista foi habilitado nas categorias que exige o exame e estiver dirigindo um veículo de uma categoria que não exige. Mesmo assim ele será penalizado?

    • Sim se a categoria dele exige, e estiver dirigindo um automóvel, e cair na fiscalização fica retido.

    • Não, eu tenho CNH categoria C, só sou obrigado a estar com o exame toxicológico atualizado se estiver dirigindo veículo que exige categoria C, se estiver com veículo que pode ser conduzido com habilitação B, não preciso atualizar minha CNH.

      • O exame periódico é obrigatório em qualquer situação. Uma coisa é estar dirigindo veículo de categorias A ou B, outra é o exame periódico.

      • Todo profissional que tem a CNH c,d,e independente se estiver conduzido veículo grande ou pequeno tem que estar com o toxicológico em dia..se multa meu amigo

    • Eu tenho a CNH categoria D e o meu exame está para 21/01/2025 e recentemente vi um vídeo aonde fala que temos que fazer até 28/12, senão pagaremos uma multa, isto procede?

      • O exame é previsto na renovação e o periódico a cada 30 meses. Consulte sua CNH Digital que ali aparece sua situação.

  15. Não sou caminhoneiro, mas acho que a lei deveria ser igual para todos. Até agora a redação não disse porque não exige o exame pra todos que tem CNH independente de categoria

    • A primeira é a legislação que prevê essa condição, por vários motivos. Uma das razões é porque estão envolvidos em 5% dos acidentes nas rodovias e 50% dos casos com vítimas fatais. Além disso, num estudo analisando 363 acidentes envolvendo 1 carro e 1 caminhão, com pelo menos 1 vítima fatal, morreram 605 nos automóveis e 17 nos caminhões. Portanto, existem razões de segurança e também para combater a exploração dos motoristas profissionais. Já que o uso de drogas por eles está associado a excesso de jornada para atender o dono da carga ou transportadora. Usam a droga para suportar jornada. Mas nós somos ligados a entidades de vítimas de trânsito e defendemos a aplicação do exame para todos os condutores, a começar pela primeira habilitação. Mas naturalmente tem muita gente contra o exame. Pela ordem o crime organizado, os traficantes, os usuários e quem explora os motoristas profissionais. Nós somos da preservação da vida para evitar tragédias como esta: https://estradas.com.br/caminhoneiro-que-na-colisao-matou-professora-e-filho-estava-com-exame-toxicologico-vencido-ha-2-anos/

      • Sou caminhoneiro a 34 anos e lhe garanto com a experiência da vida na estrada que a classe política junto aos órgãos de fiscalização de rodovias sempre usaram os caminhoneiros como bode expiatório para tudo de ruim nas rodovias pois nesta estatística é lógico que quando bate um caminhão com um carro o maior será o condutor do carro tendo em vista pelo tamanho e o peso .
        Já presenciei muitos acidentes infelizmente com vários óbitos e lhe digo com certeza quase sempre a midia da mais destaque pra colocar a culpa no caminhão.
        Vou dar um exemplo um amigo meu estava andando as 23 horas da noite e veio um carro invadiu a pista e bateu de frente no caminhão morreram os cinco que estavam no veículo e dentro do carro cheio de lata de cerveja o PRF ainda criticou o meu amigo porque estava andando aquela hora da noite.
        Outro ponto que não concordo a lei do descanso pois desde que foi aprovada era par ser feito um estudo e construírem pontos de paradas nas rodovias pois no Brasil infelizmente esta estrutura não existe e aí eu lhe pergunto somos obrigados a parar mas e onde ? Nos acostamentos somos multados ou assaltados,nos posto não tem lugar nem para 30 % da frota brasileira e aí?
        Porque a lei seca se perdeu no caminho? Ninguém fala nada sabe por quê? Porque é maior o índice de pessoas que usam automóveis aí tem amigo do prefeito do governador do deputado e muitas autoridades mais então mais uma vez eles vão mexer com os trabalhadores pois precisa trabalhar então ele pode arcar com tudo isso Brasil sendo brasil

    • Conheço muita gente que esta trocando para uma categoria inferior, só para não fazer o exame toxicológico, com isso ele continua usando as droguei hás deles e ninguém enche o saco deles, que justiça cega que não enxerga isso, ou faz de conta, brincadeira, só no Brasil.

      • Por isso defendemos que o motorista que quiser rebaixar de categoria deve fazer o exame para comprovar que não se trata de usuário fugindo do exame.

  16. acho que o exame deveria ser para todos que tem CNH! e o mesmo deveria ser pago pelo governo ou ser feito no SUS!!! e fiscalizado por uma empresa terceirizada também pago pelo governo…. Chega de jogar tudo nas costas da população.

    • Quando o governo oferece de “graça”, ele não está só jagando nas costas da população. Está metendo a mão no bolso de todos os brasileiros. Não existe nada de graça. Agora, quem tem essas categorias normalmente ganha dinheiro com ela, portanto, não há nenhuma razão para compartilhar esse custos com os demais brasileiros.

    • Não mas os que usam drogas prejudicam a todos. Além disso, o exame ajuda a combater a exploração dos motoristas que contribuem para a redução do valor do frete. Quem aceita trabalhar sob efeito de drogas para aguentar as noites sem dormir coloca vidas em risco e tira serviço de quem anda direito.

    • Não, a questão é que estes veículos pelo seu porte e pelas cargas que transportam possuem capacidade lesiva bem superior aos veículos menores.

  17. São os milhões de Inocentes, só por ser Habilitados nessas Categorias, sendo penalizados
    pagando por culpa dos poucos Infratores que usam essas Drogas para se manterem acordados na Direção! Deveria ser, como os alcoolizados Dirigindo! Usar o bafômetro para o flagrante! Sem penalizar todos os que não usam e não devem!
    Deve ter aí, Comissão por fora para tanta pressão para cumprir essas exigências! Só pode!

    • Nós somos ligados a entidade de vítimas. Mas quando você faz insinuações como “Deve ter aí, Comissão por fora para tanta pressão para cumprir essas exigências! Só pode!’ nos permite entender que só faria algo em prol do interesse público caso tivesse uma comissão. Nós queremos evitar situações como esta https://estradas.com.br/caminhoneiro-que-na-colisao-matou-professora-e-filho-estava-com-exame-toxicologico-vencido-ha-2-anos/
      Portanto, somos diferentes de você. Evite julgar o caráter dos outros pelo próprio.

      • Eu sou caminhoneiro tenho 57 anos nunca fumei nunca nem experimentei qualquer tipo de drogas estou na ativa ainda, mas vejo que também as empresas teriam que cumprir com alguma coisa, na hora de contratar exemplo, já estipular horários e horas trabalhadas para o motorista seria igual aos que trabalham dentro de qualquer empresa, só assim todos sairiam ganhando sem loucuras, claro dentro de um salário compatível eu hoje trabalho de segunda a sexta feira e estou bem.

  18. Redação esquerdista
    Pensa que sabe de tudo e entende de tudo esse e o mal dessa gente

  19. Enfim só os profissionais são obrigatório a fazer exame, se é obrigatório teria que ser geral, todos que tiverem CNH, comentam sobre trabalho fora da jornada normal, mais todos os caminhões tem tacógrafo e pouco é fiscalizado, simples estrapolou jornada mediante tacógrafo multa e apreensão do veículo até cumprir horário de descanso, existe sim motoristas irresponsáveis como em todas profissões, será que é só os motoristas profissionais que são causadores de irregularidades, cada qual tem que fiscalizar e ser fiscalizado, na verdade é tirar a bunda da cadeira e normalizar condições, para que todos tenham segurança, não generalize os profissionais apontando culpados, respeito consciência nos faz bem, adote essa ideia.

    • Sem dúvida a investigação deveria começar com o dono da carga. Entretanto, o exame ajuda a combater a exploração dos motoristas que contribuem para a redução do valor do frete. Quem aceita trabalhar sob efeito de drogas para aguentar as noites sem dormir coloca vidas em risco, tira serviço de quem anda direito e ainda deteriora as condições de trabalho dos motoristas. São várias ações necessárias para combater a exploração dos profissionais da estrada.

      • Existe a mentira, a meia mentira e a estatística. Posso concordar que o exame impede as empresas de explorar os motoristas, mas gostaria de ver uma estatística comprovando que após o uso do toxicológico os acidentes diminuíram.

  20. Isso é uma vergonha, se querem ganhar dinheiro fácil então façam por DNA, daí nós motoristas negativados em Drogas, teríamos ser mais valorizados.

  21. Bom, o meu está em dia ,mais eu acho muita falta de consideração exigir só dos motoristas profissionais, pois deveria ser para todas as pessoas que tem CNH , pois a maioria dos motoristas de carros de passeio estão andando pra cima e pra baixo , e ninguém faz fiscalização .

    • Isso mesmo,os que tem carros pequenos, dirigem fumando droga e não dá nada.

      • Caminhoneiro tem que fazer exames a cada 3 meses,são os que mais causam desgraça nas estradas,e a PRF ser cada vez mais rigorosa,não ficar passeando com a viatura,mas parar na BR e mandar ver,multa e prisão no lombo dos maus,os bons seguem em frente,simples….

  22. Só arrecadação isso , fui fazer a renovação e já logo me ofereceram uma outra pessoa fazer no meu lugar , pra não termos problemas, e disse se era possível isso , inacreditável…. Sim é possível , então pra que exame ???? Se querem arrecadar , exigem que todos motoristas habilitados façam o exame , daí a arrecadação sobe e muito, só ajudando vcs a ganharem um dinheiro a mais , seus loucos .

    • Em primeiro lugar nós não somos laboratório e sim um portal focado em segurança viária e ligado a entidade de vítimas. Agora quem assiste um crime ou é convidado para ele e não denuncia também assume uma responsabilidade, inclusive criminal. Você denunciou ou faz denúncia somente nas mídias sociais? Está disposto a ir numa delegacia relatar o caso? Somente acreditamos nas versões de quem denuncia. Inúmeras matérias comprovaram a venda de habilitações das categorias C, D e E, em Detrans. Inclusive no passado até no Detran de São Paulo. Pelo seu raciocínio deeveríamos acabar com a CNH porque existe corrupção no meio.

  23. Engraçado, o cara se mata nessa profissão lixo, depois que tá viciado é tratado como lixo.
    Porque esses deputados lixo não fazem uma lei para ajudar os motoristas que tem vício?
    Descartados como moldes usado.
    Sou motorista viciado perdi a profissão depois de anos servindo esse pais ingrato.
    Tenho nojo dessa noção que não acolhe seus doentes.

  24. Gostaria de ver um dia nesse país nossas autoridades que estão preocupados com o bem estar do trabalhador, se preocuparem também com pessoas que são vítimas de acidentes de carro atropeladas por motoristas BEBADOS, aqui nesse país o sujeito enche a cara de cachaça, pego o carro sai igual louco ,atropela qualquer um e quando a vítima vem a óbito, é considerado como homicídio culposo que não teve a intenção de matar .

  25. Tá erradissmo o uso de qualquer tipo de remédio pra se dirigir mais tem que saber que as leis que eles inventa nunca beneficia o profissional.

  26. Teria que saber se esse diretor da PRF já foi caminhoneiro pra ele saber qual as dificuldade de um profissional.

    • Você quer dizer que a autoridade policial deve deixar um condutor que não realiza exames obrigatórios para drogas seguir viagem colocando a vida de outros em risco? Pelo seu raciocíni, quem está com a habilitação vencida também deve ficar impune por conta das dificuldades da profissão. Esquece quantos caminhoneiros são prejudicados e ganham menos exatamente porque tem motoristas que usam drogas para ficarem acordados e baixam o valor do frete porque aceitam trabalhar nessas condições. O exame ajuda a combater a exploração da categoria e não o contrário.

      • Eu aprovo a fiscalização se deixar vira bagunça Parabéns a PRF e só andar na lei que viaja tranquilo,agora o que me admira é muitos comentários contra as fiscalizações vergonha.

  27. Eu discordo em determinado ponto,aqueles que forem parados e não tiverem na direção de veículos de carga e veiculos de transporte de passageiros,não deveria ser autuados visto que,nesta condição mais de 80% das pessoas que estejam, em viagem estarão conduzindo veículos pequenos de passeio sendo suas categorias: B,C,D ou E e nesta condição não, poderia aplicar multa ou impedimentos caso contrário feri ,o direito à igualdade de tratamento visto que ,em um feriado, onde ,as estradas estarão cheias todos sem exceção deveriam ser submetidos ,ao exame ,o que na prática é impossível.

    • O exame é uma obrigação prevista para obter a habilitação ou mantê-la. Não cumpriu deve sofrer as consequências legais. O resto é conversa.

      • Exatamente sou motorista nunca usei nada pois se meu corpo não aguenta seguir viagem eu paro e durmo pois muitas das vezes ficamos esperando pra descarregar depois…. mas concordo que esse exame deveria ser feito por todas as categorias

  28. A PRF só vai prender os trabalhadores, mais os drogados irão passar todos batido e sem nenhum tipo de problema.

  29. Para os motoristas que estão com o exame vencido e tem um emprego até concordo com a obrigatoriedade,mais e quem está desempregado,esses sim comprovando,os governantes de tirar dinheiro do povo baixa renda nem dar um direito de defesa para os necessitados né,mais pra inventar regras e votos a favor de arrecadação eles são os melhores do mundo.

  30. Minha CNH é C há mais de quarenta anos, não dirijo caminhões há quase trinta, mas mantive a categoria, mesmo dirigindo apenas veículos pequenos. Renovei o toxicológico na semana passada, mesmo sabendo que dificilmente voltarei a dirigir caminhão. Paguei 115 Reais adiantados pelo cartão de crédito. Sou a favor do exame, mas apenas para quem já teve problemas com drogas ou álcool. E, para estes, deveria ter renovações pelo prazos mínimos ao menos por uns três anos.
    E deveria haver um cruzamento de informações entre o Judiciário e os DETRANs para verificar a situação destes motoristas.

    • Renovei o meu toxicológico está semana aqui na minha cidade em Mato Grosso tive que pagar 300 reais aí agora está lei de que a cada 2 anos e meio temos que fazer

  31. Mais um jeito de ganhar dinheiro do povo,já tão esmagado com tantos impostos,gente ,reflitam, um exame que e renovado a cada dois anos significa que ,quem usa entorpecentes fica uns 40 dias sem usar antes do teste e depois tem mais dois anos pra usar ,se o PRF parar o condutor pode ter usado a droga que for,porém,se o exame tiver em dia ele pode seguir viagem KKK pura falta de critério de quem fez a lei. Outra coisa,essa polícia que pede pra gente parar e dormir é a mesma que nos multam quando estamos parados nas beiras de estradas ou nas encostas de pedágios dormindo por falta de estrutura tanto nas rodovias quanto nos postos,aliás tem posto que se vc não abastecer não deixam vc pernoitar,antes de fazerem leis que existem só para beneficiar alguns,entrem dentro de um caminhão e viagem pelo menos 30 dias pra vcs começarem a entender o que passamos nas estradas ,pra terminar, acredito que tem sim que existir leis, porém,quanto mais leis inventam e um prato cheio pra (alguns) policiais extorquirem o motorista

    • Em primeiro lugar o exame detecta o uso frequente nos últimos 90 dias. Portanto, não sabemos de onde tirou os 40 dias. Em segundo lugar, o exame ajuda a combater a exploração dos motoristas que contribui para a redução do valor do frete. Quem aceita trabalhar sob efeito de drogas para aguentar as noites sem dormir coloca vidas em risco e tira serviço de quem anda direito. Terceiro lugar, caminhoneiro tem que receber diária digna para pagar pelo local seguro para pernoite e não ficar implorando para poder estacionar em qualquer canto. Esse tema será objeto de matéria no nosso portal na semana que vem.

  32. Do jeito que eu tenho assistido vídeos de acidentes e vídeos de motoristas embriagados outros visivelmente drogado, se eu sou o chefe da PRF eu colocaria uma lei que todos os mot que fosse fazer o exames tinha que fazer em uma base da polícia seja ela federal ou militar

  33. Tem que se exigir é para todos que tem CNH.
    quer atingir a categoria de quem.leva o Brasil e o mundo nas costas..
    Mais lembrando que uma.mobilização de parada por 2 semanas somente colocaria as coisas em seu devido Lugar..

    • O objetivo é atingir quem dirige sob efeito de drogas.Além do mais, o exame ajuda a combater a exploração dos motoristas que contribuem para a redução do valor do frete. Quem aceita trabalhar sob efeito de drogas para aguentar as noites sem dormir coloca vidas em risco e tira serviço de quem anda direito. Agora, há quem queira defender quem usa drogas e , nesse aspecto, pensa exatamente como os traficantes.

      • Estou comentando não por defender drogados mas sim meu bolso pois aqui na minha cidade o custo é de 300 reais para fazer o exame sabendo que daqui a dois anos tenho que fazer de novo enquanto isso os bêbados estão aí andando livremente por que não dão mais ênfase na lei seca?

  34. Algo que já deveriam estar fazendo a muito tempo, certamente irão tirar muitos ASSASSINOS de PLANTÃO de nossas estradas.

  35. Bom dia mesmo eu não estando sendo remunerado eu sou obrigado a fazer esse exame
    Eu não uso nenhum tipo de químico eu tenho que prova pra lei não uso tentando uma
    Contra prova pra mi mesmo?

    • Habilitação não é um direito. Você deve cumprir as obrigações que a lei determina para ter a licença para dirigir. Não quer cumprir não dirige ou muda de categoria.

  36. Verdade guerreiro, se a lei é pra todos porque só o caminhoneiros são cobrados, porque o trânsito é feito por todos por ex:
    pedestres , motociclistas, carros de passeio , ônibus, caminhões, e até por animais…etc…

  37. Eu concordo plenamente com os exames, maís não deveria ser pago. Teria que ser igual o bafômetro. Ter mais blitz. Porque vou ter que mudar minha carteira não dirijo caminhão nunca dirigir mesmo assim tenho que pagar, não fumo não bebo na e não faço uso de nenhuma droga, nem remédio eu tomo mesmo assim acabei de fazer o exame.

  38. Brasil que palhaçada nessa porcaria de país tá loco tem motoristas incompetente causando acidentes com carros pequenos e só trabalhador é cercados por essas leis

    • É fácil entender. Os caminhões representam 5% da frota circulante nas rodovias federais e estão envolvidos em 50% das mortes nas estradas. Num estudo do SOS Estradas analisando 363 sinistros (acidentes) envolvendo 1 caminhão e 1 automóvel, morreram 17 ocupantes de caminhão e 605 de automóvel. Além disso, basta ver as mídias sociais e encontrará milhares de caminhoneiros que postam situações absurdas andando em alta velocidade, jogando os carros para fora da pista, dirigindo drogados. Sobre esses você não fala?

  39. Inclui os políticos tbem pra fazer o toxicológico, ,inventar conta pra os outros pagar é fácil

  40. Bom dia!
    Uma pergunta!
    Porque não exige o exame toxicológico pata todos quem tem CNH, e inclusive para propria policia?
    Ou cat A B C são santos?
    Ou o principal motivo. E a arrecadação?

  41. Sou militar, tambem bacharel em direito e contador, recentemente aposentado, 48 anos, ainda em plenas condições de trabalho, tenho 4 veiculos de carga e contrato motoristas, minha empresa paga o exame toxicologico deles, mas um incentivo seria 100% dos habilitados fazerem o exame toxicológico pela rede publica e planos de saúde e não só por queratina (cabelo) pelo sangue e urina também é possivel (experiência de profissional da segurança publica), ou ninguem faz toxicologico e da direito a todos profissionais da segurança a fiscalizarem e testarem motoristas e se flagrado no uso de drogas considerar crime.

    • Audemar…
      Concordo plenamente contigo, TOXICOLÓGICO para todos não interessa a categoria pois os motoristas de carro de passeio que mais dirige trocado e bêbado

  42. Acho muito válido o toxicológico,não concordo com a multa automática! Existem muitas pessoas com a carteira “c”. “d” e “e” que não estão trabalhando! Cabe mais fiscalização nas ruas.e não a multa automática,mesmo sem trabalhar com a mesma! Ninguém me deu carteira,paguei pela mesma.

  43. Eu fiz o exame toxicológico e agora o laboratório encaminha o mesmo para o Detran?

  44. Eles deveriam é dar condições melhores condições pro caminhoneiro antes de ficar cobrando carga horária,num paiz que não tem estrutura nenhuma nas estradas que fizesse primeiro lugar onde o motorista tivesse como para seu caminhão com segurança.isso não tem é só cobrança. Paiz de hipócritas.

  45. O exame podeira ser obrigatório pra todos nao só pra camioneiro

  46. O exame deveria ser para todas as categorias, porém deveria haver fiscalização nos laboratórios que vendem exames falsos, o que não são poucos, e punição para fiscais corruptos que também não são poucos

  47. Tenho CNH E mas tenho
    72 anos 51 de profissão
    Renovar minha CNH a cada 3 anos e o exame toxicológico e de 2 e meio
    Posso fazer só na renovação.. senão nos idosos levamos prejuízo

  48. Tem que se fazer o toxicológico pra todas as categorias com EAR ou sem porque se for a fundo as categorias A e B irão ter a maior incidência de consumo de drogas…. até porque hoje se quiser abaixar a categoria se isenta do exame e taxas e o consumo passa desapercebido no volante

  49. Fazer o exame, ok. Injusto só para profissionais, sim. Mas quanto as jornadas, a fiscalização deveria ter um um meio de estar responsabilizando as empresas e embarcadores também!

  50. Não estou entendendo mais nada. O exame toxicológico não a cada 2anos é meio. Que dizer que ex:. Removeu minha carteira e os 2ano e meio vence em10 de fevereiro daí tenho que fazer agora até dia 28. E os 2anos e meio que foi estabelecido não vale de nada. Eu acho uma palhaçada. Isso pra começo de conversa teria que ser gratuito. E pra todos sem exceção. Só que tem tirar dinheiro.

  51. Meus amigos vcs estão certos nos seus comentários mas, eu disse mas não se esqueçam que para quem usa drogas ou algo parecido não tá nem aí, com certeza já deve ter o famoso jeitinho que vc sabe que tem, que infelizmente é a praga do mundo. E por favor não venham me dizer que aqui não acontece, para mim a solução é sair da d para b, ou mudar de profissão!

  52. Categoria a e b também devem fazer este exame ele usam as mesmas pistas que nos usam droga e tudo certo

  53. Em primeiro lugar acho que todos deveriam fazer o exame, se e veículo não importa se é de duas,quatro ou mais rodas sendo a combustão tem que fazer o exame se todos nós somos iguais perante a lei e pagamos os mesmos tributos, serto ou errado.

  54. O governo quer,as autoridades querem,a população levantou a bandeira. Então nada justo o governo custear o valor do exame…

  55. Mais a hora que liberar a “mardita” como vai ser. Novos ministros já estão em andamento

  56. Não tenha mais caminhão, mas tenho meu toxicológico em dia com validade até 2025 e MOPP até 2026. Caso algum colega por alguma razão não conseguir renovar o seu toxicológico e precisar de um motorista free Lancer, estou a disposição para fazer algumas viagens e ganhar um extra. Minha CNH é categoria D. – meu contato é (47) 996050875- SC com Ivan. Chama no WhatsApp.

  57. O uso de drogas é muito ruim para todos independente de categoria. É preciso intender a realidade dos caminhoneiros! Frete baixo,cargas de horário, disel caro manutenções caríssima financeira Alta prestação. e o governo só cobra! Em especial os altonimos cadê uma política de ajuda a esses profissionais igual a que é oferecida a tax na compra do seu caminhão? Tabela de frente, em vez de tanta pesseguicao. Eu categoria D 35 anos de estrada sempre viagei das 4 as 21 sem acidente é triste vê caminhoneiros contra seu companheiro, gente se una em só objetivo.

    • Já é há vários anos. Inclusive começou com as polícias militares e já foi incorporado para guardas municipais, policiais federais, policiais rodoviários federais, pilotos, comissários de bordo e mais uma infinidade de categorias.

      • Sou categoria D, mas não trabalho como motorista e na renovação faço o toxicológico para manter a categoria. Preciso renovar o exame a cada 30 meses também?

        • O exame periódico é obrigatório a cada 30 meses para todos os habilitados nestas categorias.

      • Tenho categoria D mais não exerço a função remunerada sou obrigado a fazer o exame toxicológico antes da renovação da carteira? Deixando claro que não uso drogas quero saber para evitar o gastos desnecessário minha carteira vence em 2024.

        • Veja no aplicativo da CNH Digital que ali informa quando seu exame vence.

      • De onde você tirou a informação que é obrigatório para forças policiais os exames toxicológicos periódicos? Não procede a exigência ou nem todas forças fazem na prática…

        • Veja os editais do ingresso nas forças policiais. Com exceção de São Paulo, praticamente todos os estados exigem. Leia esta matéria que resumu bem a situação https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/trabalho-e-formacao/2022/12/5059055-concursos-publicos-exigem-exame-toxicologico.html Diz o início da matéria: “Os concursos públicos nacionais, em sua maioria, costumam exigir o exame toxicológico de larga janela de detecção, de acordo com diretrizes baseadas em seus editais. Mesmo não sendo de natureza fundamentada na Constituição, a aplicação desta medida começou a ser usada em larga escala, em especial em corporações como Polícia Militar, Polícia Civil, Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), guarda municipal e algumas áreas de saúde. Com caráter eliminatório, esta etapa avaliativa detecta o uso de substâncias psicoativas num período de 90 a 180 dias.”

    • Inclusive é principalmente todos os políticos aliás dirigir só com exame em dia.

    • Tem um detalhe, que ainda está estranho na minha visão!
      Essas porcentagens, que eles dizem, que os motoristas confessam usar algo ilicito, não parece plausível.
      Eu, enquanto motorista, vou me expor dizendo ser usuário de alum tipo de substância???
      Não me convenceu!!!
      Mesmo porque, são funcionários do “governo”, que estão dizendo isso.
      Já é o bastante pra gerar duvidas

      • Veja os dados da Senatran. Estão disponíveis para qualquer pessoa. Tínhamos 13,2 milhões de condutores habilitados nas categorias C, D e E quando o exame entrou em vigor em março de 2016. Hoje temos menos de 11,4 milhões e deveríamos ter aproximadamente 15 milhões. Na grande maioria dos casos é positividade escondida. Gente que não passa no exame porque faz uso de drogas. Além disso, quando o exame entrou em vigor imediatamente caiu em 30% a renovação dessas categorias. Por fim, os dados são baseados em testes de voltunários. Quando somamos os que se recusam a fazer temos média que varia entre 30% e 50% aos longos dos últimos 16 anos de testes realizados no país.

  58. Não discordo com o exame toxicológico. Porém deveria ser para todas as categorias. Pq os noia usam drogas e dirigem sem serem importunados. Já o trabalhador motorista proficional tem q fazer.

    • Acredito ser Maia eficiente se fosse aplicado em larga escala , a fiscalização prevista nos artigos 165 e 165A do C.T.B que já prevê punição para que conduzir veículo sob influência de álcool ou outra substância PSICOATIVA, ou seja para qualquer motorista não somente para os categoria C,D e E, qualquer fiscalização de Trânsito deveria ser realizado teste.

    • Concordo plenamente.
      Porém tenho certeza que se fizer isso é fato inegável que irá acabar com a UBER e IFOOD, no Brasil.

    • Concordo, como sempre leis falhas que acabam prejudicando quem trabalha…

      • Esta lei prejudica quem usa drogas. Além disso, o exame ajuda a combater a exploração dos motoristas que contribuem para a redução do valor do frete. Quem aceita trabalhar sob efeito de drogas para aguentar as noites sem dormir coloca vidas em risco e tira serviço de quem anda direito.

  59. Pôr favor renovei minha habilitação foi renovada 12 / 03/ 2021 vencimento 02/03/2024 preciso fazer o exame antes do vencimento estou aposentado e não estou dirigindo mais veículo passado somente meu veículo particular

  60. Tenho carteira categoria D já trabalhei na profissão, hoje com 72 anos trabalho com carro pequeno, penso que o ideal era mesmo esse exame ser para todos pois muita coisa acontece com quem não tem categoria a tal categoria, eu mesmo acabei de fazer o toxicológico e vou renovar a carteira e mudando de categoria para evitar essa despesa.

    • Uma pergunta para as autoridades que obrigam os cidadoes de bem a raspar os cabelos das pernas para fornecer materiais pro exame toxicológico.
      …e quando não tiver mais cabelos nas penas
      Como vai ser realizado os exames.
      Além de ter as pernas raspado , causa irritação no meu caso.
      Eu que não fumo não bebo nem uso drogas ilícitas.

    • U que eu acho que devia ser aprovado é uma lei para existir duas categoria de habilitação ( B e C ) e vencimento de cimco e deis anos pra renovação de habilitação!

    • Realmente é necessário,pois nas estradas vemos cada situação q acontece com certos caminhoneiros de dar medo ,e concordo que esse exame deveria ser para todas as categoria.

  61. Por que não obrigam todos condutores com EAR, para realizar toxicológico? Principalmente taxistas e motoboys.

    • Tenho categoria D e vou abaixar pra B pra não ter essa despesa, ninguém aquenta tanta despesa só criam leis pra tirar dinheiro do bolso do trabalhador coitado.
      Esse acolunbre do senado é que voltou com esse exame.
      Ainda que voltar a ser presidente do senado de novo,e não esquecer que ele que assinou a reforma da previdência prejudicando milhões de trabalhadores,mas ele assim que acabar seu mandato será aposentado pelo senado com renda vitalícia e plano de saúde vitalício iqual o Aécio neves de minas gerais.

  62. Eram para os profissionais para aí queria vê se inhão aguenta sem alimentação

  63. Parabéns presidente!
    Se os caminhoneiros tem Dinheiro pra comprar Drogas e causar Acidentes no trânsito então significa que Eles terão como pagar suas Despesas Alimentação e hospedagem!

    • Exame toxicológico para políticos e magistrados, principalmente aqueles da corte mais superior, também seria ótimo.

    • E motorista de automóvel que provoca acidentes pelo uso de drogas por muitas vezes fechando motoristas de caminhão e freiando bruscamente aí o motorista bate na traseira e está errado.concordo com o exame mas para todos .o motorista amador então pode usar drogas e dirigir?

    • Amigo não seja ignorante, com dez pilas vc compra a droga, com esse valor há lugares que vc nao toma nem um banho. Ja procurou saber quanto custa uma pousada com café da manhã para vc passar a noite. Dormir na lata , nao é dormir, é sofrer, não existe paz para o descanso. Tmj

  64. Eu acho que infelizmente o brasileiro não acorda esse exame não tem credibilidade alguma as empresas e que tem que fazer este exame para todos os funcionários e não Detran o motorista fica determinado tem sem o uso do produto vai no laboratório credenciado fazer o exame está ok e depois com a liberação na mão pegar o veículo e para na próxima esquina e comprar a droga se acontecer um acidente o Detran responde ou os empregador então eu acho melhor que seja as empresas fazer e não o Detran

  65. Difícil e ver todos criticando os profissionais do volante num pais onde a lei existe e os empresário e agenciador de carga não cumpri e não São punidos.
    Caso: estadia e descanso e se profissional reclamar e cortado do trabalho

      • QUE ABSURDO…OS ESQUERDISTAS, DIGO MILITONTOS NÃO VÃO LIBERAR O USO DE DROGAS NO BRASIL?..SE ESTA LIBERADO ENTÃO NÃO PODE PROIBIR.

    • Do jeito que há exploração e desonestidade logo, logo vai ser identificado fraude nos exames, a famosa venda do atestado falso. Mas é necessário o MPT e a PRF exercer a fiscalização, ela protege a todos os interessados.

    • Não tem condições de trabalhar sóbrio. Arruma outra profissão q não ponha a vida dos outros em risco

    • Sem falar q maioria dos postos de combustíveis estão cobrando pra poder parar o caminhão pra poder dormir, se não pagar eles não deixam ficar ali, um absurdo.

  66. Sou a favor de qualquer fiscalização ou blitz! É para o bem de todos,mais segurança no trânsito, mas o que tange o toxicológico faço uma ressalva ao nobres deputados ou órgão a quem compete, já ouvi falar algo sobre um protótipo chamado de drogometro, não sei se procede, mas seria a solução, pois tem muitos motoristas categoria A e B que cometem acidentes sobre influência de álcool e drogas ilícitas e não são penalizados com o dito exame ,estão dirigindo drogados! E porque só penalizar uma parcela dos motoristas, acho que deveria haver mudanças nesse toxicológico que é a meu ver uma forma de arrecadar e ajudar empresas ligadas aos políticos juntos com os detrans em todo Brasil; se a Desculpa é fiscalizar motoristas que poem em risco a vidas dos outros, me desculpem tem muitos motoristas de carro pequenos usando drogas e cometendo acidentes ; mas não são submetidos ao exame e mesmo assim estão cometendo acidentes Brasil a fora, é meio sem nexo essa fiscalização só para alguns. como se só caminhoneiros ou categorias C,D e E usassem drogas e se só nós cometecemos acidentes, vamos fazer uma reflexão minha gente ! Bastasse a coleta como já se faz no barômetro,já que o intuito é fiscalizar e não arrecadar; outro ponto é que motoristas que mesmo tendo a categoria C,D,e E mas não estão exercendo a profissão por motivo de saúde ou desemprego ficar isento desse exame uma vez que se encontra fora das atividades laborais, chega de estrupar o povo,e só perseguir minha categoria de nobres guerreiros que leva a riqueza desse país brasil a fora com muito amor, responsabilidade e comprometimento, não é justo penalizar a maioria por uma minoria de irresponsável; fiscalizar sim, punir os irresponsável sim e não vir com o subterfúgio de que estão preocupados com trânsito seguro, pois os estudos de trânsito anuais mostram que quem mata e se envolvem mais em acidentes de trânsito sãos os motoristas de categoria A e B,tá na hora de rever! Sou motorista de caminhão minha categoria é AE, ESTOU FORA DAS ATIVIDADES LABORAIS E TENHO Q ME REBOLAR PRA FAZER EXAME TOXICOLÓGICO, ALIÁS DA DINHEIRO A ESSAS EMPRESAS, isso é forma de extorquir a gente.

    • Veja este vídeo e irá entender que o drogõmetro será útil em situações muito específicas. Caso a PRF, por exemplo, aplique o drogômetro como fazem com o etilômetro, vai comprometer 30% do orçamento da corporação. O teste do drogômetro custa mais de 10 vezes do etilõmetro. Sendo que é muito mais fácil flagrar um condutor sob efetio de álcool do que drogas. https://www.youtube.com/watch?v=X3sp7hz3E4w

  67. Eles não colocam as categorias A e B para o toxicológico pq “eles que fazem a lei” teriam q se submeter ao exame , não é só os motoristas profissionais q usam drogas ,só acho q deveria ser para todos habilitados .

    • Nada Ave Isso Cara Tem Muito Que Habilitado Anda 1 vez no mês de carro se fosse a sim seria melhor anda de ônibus tira Habilitação fazer exames de drogas nada ave

  68. As cargas de frutas têm horários para ser cumprido, todos querem a fruta frequentar no mercado, mas ninguém defende a classe dos motoristas que fazem o transporte dessa carga horária. Quanto a dormir, mesmo pagando pedágio as rodovias não dispõem de local gratuito para o caminhoneiro dormir, se o motorista não tiver 70,00 para poder usar o pátio do posto, ele vai dormir onde? Em qualquer país decente, rodovia pedagiada tem local gratuito para os caminhoneiros pernoitar. Cobram pedágio mas sem direito a local de descanso gratuito.

    • Não existe nada gratuito. O motorista de carga perecível é explorado mas deveria , assim como os demais, receber diária que permita pagar as refeições, banho e estacionamento seguro. O ideal inclusive é que pudesse dormir numa pousada porque cabine de caminhão não é lugar de repouso. O motorista acaba trabalhando como segurança da carga enquanto dorme.

      • O certo seria obrigadorio todas as categoria ,pos tem muito gente que nao tem a categoria c,d,e e usa

    • Deveriam aplicar a multa ao dono da carga e as transportadoras. Principalmente a fiscalização trabalhista.

  69. Então eu acho q tem q fazer isso com todos os políticos tbm, e sim todos os anos, e todas as instituições de segurança.

  70. Eu até concordo, mas tenho uma pergunta, pq e q se não apresentar o exame até dia 28/12/2023 pode gerar multa de balcão, fala sério acho desleal com motoristas sóbrios e sem culpa de nada, sou a favor de todos os condutores fazer o exame, até motoqueiro, pq não adianta eu fazer e vem outro q.boa fez q não e obrigado e me mata, e aí o nosso governo vai sustentar minha família, vai dar p eles tudo q eu dou???

    • A multa de balão é para quem não cumpriu o exame periódico que deve ser realizado a cada 30 meses. E o governo deu ainda seis meses para o motorista regularizar a sua situação. Quem não o fez está dando indício de uso de drogas.

    • O toxicológico e importante ,porém necessário para todas as categorias, e sem falar que deveria ter mais fiscalizações nas clinicas pois muitas burlam o sistema e acaba ajudando motoristas que usam substâncias ilicitas.

    • Parabéns!
      Tá liberado condutor de carro e moto pode usar drogas a vontade e assassinar outros usuários da rodovia,

    • Isso é uma palhaçada tinha que todos fazer
      Esse governo é uma vergonha meu exame vence em maio tive que fazer novamente pra renovar

  71. Faz para todos, independentemente da categoria de cnh, e custeado pelo governo ladrão. Mais aí é sonhar demais.

    • Tudo que é “custeado’ pelo governo é na realidade pago pelo cidadão. Não existe almoço grátis.

  72. Deveria ser obrigatório sempre que o motorista se envolvesse em um acidente grave, como é feito o bafometro, independente da categoria do motorista.

    • No caso do ‘bafometro” a punição é independente de “acidente”. Basta estar acima do limite que a punição é aplicada. O acidente (sinistro) é uma agravante , inclusive com outro enquadramento penal quando tem vítimas.

      • O motorista dando entrevista assumindo que usa drogas para dirigir só poderia dar nisso.

  73. TENHO SESSENTA E NOVE ANOS E AINDA TRABALHO PROFISSIONAL , QUERO SABER RENOVEI MINHA CNH O ANO PASSADO TENHO QUE FAZER O EXAME DE NOVO OU O DA RENOVAÇÃO SERVE…….,..?

    • O exame é obrigatório na renovação e a cada 30 meses. Portanto, em princípio somente após os 30 meses. Mas você deve verificar sempre na Carteira Digital de Trânsito (CDT). Ali informa quando vence.

    • Toxicologico vale por 2 anos e meio quando renova cnh vc.tem fazer Toxicologico se sua categoria for C_D_E.

    • Não parceiro,,estou na mesma situação sua..nosso exame não está vencido.olhe na sua CNH..Quando ela foi emitida,e conte 30 meses a frente..,e fique tranquilo ,após 30 meses que vc fez o último exame , faça o outro..,um abraço

    • Amigo conta 30 meses a.partir de quando vc fez o último toxicológico, mesmo que seja para renovar cnh. Pronto vcvja sabe quando terá de fazer novamente, ou é já venceu.

  74. Toxicológico deveria ser pra todas categorias…
    Qualquer veículo é uma arma na mão de um Drogado…

  75. Tenho habilitaçao D.Sou técnico em segurança do trabalho,mestre de obras civil e industrial, bom saber que drogados não irão mais transitar

  76. Vai esperar oque dessa porcaria de lei que o Brasil tem, e isso é um prato cheio para as autoridades que fiscalizam as rodovias eles já não gostam de chofer de caminhão

    • A maioria dos motoristas de caminhão não gostam dos que colocam suas vidas em risco. Inclusive sabem muito bem que muitos caminhoneiros usam drogas e tiram o trabalho e frete deles porque aceitam trabalhar em condições absurdas. Portanto, a maioria absoluta dos motoristas profissionais é a favor do exame. Já no grupo dos contra existem vários públicos, dentre eles; quem explora os motoristas, os drogados e o crimes organizado.

  77. Todo motorista deveria fazer o exame toda vez que renovar a CNH independente de categoria!MÁS deveria ser de graça!

  78. Motorista categoria A e B não bebem nem usam drogas por isso só exigem de nós caminhoneiros , é facil apontar o dedo pros caminhoneiros dificil é fazer o que nós fazemos pra levar o pao de cada dia pelo Brasil …. o certo é acabar com essa profissao assim veremos como vai ser .. a lei deveria ser pra todos afinal o codigo de transito é o mesmo pra todos ….

    • O que está acabando com a profissão é a exploração dos motoristas que faz com que muitos recorram as drogas para se manterem acordados. O que acaba com a profissão é motorista que usa droga e tira o serviço ou frete do colega que não usa. O que pode levar a extinção da categoria são os donos da carga e as empresas que exploram os motoristas exigindo dos caminhoneiros jornadas que somente quem não dorme consegue praticar. Portanto, não tem nada que ver uma coisa com a outra. Mas concordamos que todos os motoristas devem ser obrigados a fazer o exame regularmente. O ideal é começar a exigir já na primeira habilitação.

  79. Sou motorista de caminhão e sou a favor do exame toxicológico mesmo, muitas vidas tá sendo ceifadas no trânsito e na estrada por irresponsabilidade desses motorista quê acham que dirige melhor usando drogas e entorpecentes. Tem que proibir mesmo esses motoristas que usam drogas na direção, esse exame toxicológico deveria ser de 30 em 30 dias.

    • O exame detecta o uso frequente de dronas nos último 90 e até 180 dias. Portanto, não é preciso a cada mês. Nós defendemos o randõmico, ou seja, além do que prevê a lei o motorista receber a comunicação da Senatran de que ele foi sorteado para fazer o exame surpresa. E tem 30 dias para apresentar uma laudo negativo, caso contrário a CNH será suspensa.

  80. O maior absurdo é ver motoristas concordando com essa exigência. Por isso eles fazem o que querem. Quem dirige bêbado? Eu não sou obrigado a provar que não uso drogas. Tem que ter blitz assim como nas leis secas.

    • Absurdo é testar motoristas em operações de fiscalização e flagrar 30% de usuários de drogas em cargas normais e 50% nas carga perecíveis. Portanto, quem não quiser fazer o teste que mude de profissão. Até porque o exame ajuda a combater a concorrência desleal daqueles que usam drogas e tiram o serviço dos que não usam porque aceitam trabalhar em condições absurdas.

      • Verdade isso. Sem falar, que uma fiscalização adequada poderá salvar vidas.

      • Por que só em motoristas profissionais por que deveria ser em todos muitos motoristas de carros andam drogados

      • Também concordo, deveria exigir exames toxicológico de todos os habilitados, não vejo o porque só os motoristas que trabalham com EAR.

        • Por que os motoristas profissionais, em especial transportadores de cargas? Por que são alguns deles que excedem o tempo contínuo de condução, e para suportar, alguns recorrem às drogas.

      • Tenho categoria E a 19 anos e concordo com o exame até por que nunca usei nada de erado mas tbm acho q todos os motoristas de todas as categorias deveriam fazer o exame toxicológico pois já vi acidente provocado por automóvel e quando a polícia chega o primeiro a ser coagido e repreendi e o motorista do caminhão asim tbm deveria ser com os tacógrafo q deveriam ter em todos os veículos incluindo os automóveis.

  81. Esse exame é absurdo. Eu tenho CNH D. Mas não estou utilizando. Mesmo assim sou obrigado a fazer só pelo fato de possuir a mesma. Deveria cobrar apenas de quem está trabalhando através de outro comprovante .

      • Se tem a categoria que exige exames só deveria ser para os que estão na ativa
        Motoristas de categoria que não exigem exames não precisam
        Mais tem muitos que fazem uso de drogas
        O risco é o mesmo para quem faz uso de drogas

      • Tenho habilitaçao D.sou mestre de obras técnico em segurança do trabalho.acho muito bom que drogados sejam tirados das estradas

      • Pra vc que está sentado no aconchego do seu escritório é muito fácil falar trocar, acho que você não sabe o valor que fica um documento desse, então seria melhor, vc tratar com mais calma aquele que leva seu alimento meu caro, não é sendo tão pouco educado, vc não sabe porque ele não está exercendo, muita falta de educação, gerações idiotas…

        • Estamos explicando o que você pode fazer. Apenas isso mas não podemos mudar as leis para você.

    • Verdade isso. Sem falar, que uma fiscalização adequada poderá salvar vidas.

  82. Ao meu ver o exame toxicológico deveria ser obrigatório para todos os motoristas e não somente para os camioneiros.

    • So se é para detectar o uso de cocaína , concordo , principalmente taxista e motorista de aplicativos .

    • Exatamente isso
      Fui parado no posto da PRF e meu exame estava vencido
      Pois eu não sabia que estava vencido na época que era de 5 anos e depois mudou para 30 meses agora vou ter que fazer a reciclagem um absurdo isso
      Sendo que nem uso nada de irregular
      Fora isso

      • Todo condutor é obrigado a acompanhar o que determina a legislação. Portanto, fique atento da próxima vez.

  83. DESCULPEM MAIS OS DADOS SAO ENORMEMENTE INSIGNIFICANTES OS NUMEROS SAO 90% USA ALGUN TIPO DE DROGA OU VARIAS. 100% POR CENTO POR PRESSÃO DO CLIENTE E EMBARCADOR. SEFISCALIZAR DURA TE A NOITE E MADRUGADA 99% ESTAO SOB EFEITO DE DROGAS. E TRABALHARÃO O DIA TODO DE ALGUMA FORMA E SAIRÃO PARA CUMPRIR A MALDITA ORDEM AMANHA CEDO NO MALDITO CLIENTE.. MOT A 40 ANOS JA SAI E SAIO AINDA DA EMPRESA NA PRIMEIRA PRESSÃO NUNCA USEI DROGA E NUNCA USAREI. E TENHO FILHO PRA CRIAR TAMBÉM MAIS MEU FILHO QUER DIVIDIT UM OVO COMIGO MAIS ME QUER SOBRE TUDO VIVO..

  84. Concordo com o exame, mas esse exame dever ser exigido para todos os condutores de veículos motorizados, e poderia exigir esse exame de todo o funcionário público, motorista, professores de todas as áreas, juízes, politicos delegados, policiais, médicos , etc…todos sem exceção. Seria ótimo para o povo brasileiro, traria mais segurança. Eu me enquadro no grupo dos motoristas, acabei de fazer o meu exame, mesmo não dirigindo mais caminhão.

    • Se fizerem isso
      Não vai ter ninguém para trabalhar
      Vejo todos os dias
      Apreensões de toneladas de drogas
      É porque tem muitos consumidores

    • sério mesmo ! seria bom todos fazerem teste toxicológico antes de iniciar a jornada de trabalho né ? médicos , professores, motoristas, policiais , farmacêuticos , assim seria mais seguro a vida de todos né ? vamos partir pra um Brasil seguro , todos tem que fazer exame toxicológico…..

  85. Isso é um absurdo, uma maneira de lesar os condutores de veículos pesados, uma maneira de extorquir mais uma vez o homem que trabalha duro. Enquanto a corrupção aumenta no país e ninguém é capaz de punir os corruptos.

    • Não tem,que ceder a pressão do embarcador ou frotistas, obedecer a lei quem, é responsavel e quando são penalizados.ficam sem apoio de ambas partes.quem tiver com.ugercia da mercadoria embarca em cargueiro avião.

  86. Primeiro que esse exame não adianta muita coisa , pois já vi motoristas que fazem uso dessas substâncias comprarem exames , alguns laboratórios vendem essa é a verdade e a triste realidade do nosso país , coletam o material de quem deu negativo e vendem para os que usam isso é fato é Brasil é só fazer uma reportagem investigativa sobre o tema que irão descobrir. Eu possuo CNH AE e estou falando do que já ouvi de motoristas que já compraram , agora quer ver esse exame se tornar eficaz ? Montam tendas nos postos da PRF com pessoas para coletam o material dos que forem parados , coletam pegam a CNH faz todas as anotações liberam o cara para seguir a viagem , e quando o resultado vier se for negativo blz ok vida que segue se der positivo é só aplicar as devidas penalidades , sou a favor que todos independe de categoria passassem por esse processo, mas tem que ser aplicado pela PRF aí sim muitos seriam pegos , do contrário só serve mesmo para os laboratórios arrecadarem infelizmente vivemos no Brasil

    • Tem mais de 280 mil laudos positivos e mais de 3,5 milhões de motoristas que não renovaram a habilitação provavelmente porque não passariam no exame. Portanto, os resultados falam por si.

  87. Os moto de carro usam entorpecentes só que eles não sai por aí fazendo me@da pelas estradas os moto de caminhão sim eles fazem e os próprios companheiros fazem vídeo e postam nas redes sociais isso sim que e companheiro quer ver o companheiro se ferrando

  88. Na minha opinião todos que possuem CNH deveriam fazer o exame pois estão dirigindo alcoolizado ou drogados

  89. Isso não é justo só motoristas categorias c d e, serem obrigados a fazer o exame toxicológico e as categorias a b, aí ao dirigirem sob o efeito de tóxicos ou qualquer outro tipo de drogas aí eles não causam riscos a si mesmo e aos outros ,a lei ou é para todos ou pra ninguém ok

  90. Se a lei fosse pra todas as categorias diminuía também a violência no trânsito e a falta de paciência também as loucuras

    • Você esta certíssimo deveria ser para todos iriam diminuir 50% na violência do trânsito urbano principalmente.

  91. Cuidar da segurança das rodovias esses VAGABUNDOS não cuidam não bando de vermes da estrada

  92. O país tem tanto pobrema eles se preocupando com motorista com exame toxicológico vencido o exame pode está em dia e o condutor dirigindo drogados à polícia rodoviária Federal tem que se preuca com armas e drogas que entram no país pelas fronteiras do nosso país pela barbas deles

  93. Já fui carreteiro não vejo necessidade de uso de nada para não dormir é só se programar para que a viagem seja calma e com tempo para fazer as entregas , tenho CNH A/E , sou a favor dos exames , porém muitos usa , pelo vício já desde jovem, outra coisa é , todos que estão na estrada podem colocar em risco a vida dele e de outros , pois tem muitos motoristas com a CNH de categorias que não é necessário fazer o exame que usam drogas e sai na pista fazendo muitos erros , então a lei deveria ser para todos que estão no trânsito, não só os que tem a CNH para trabalho. A televisão mostra sempre acidentes com vítimas causado por motorista a base de álcool e não dá em nada. A mesma situação é a velocidade , não deveria ser cobrado o regulador de velocidade TCO em caso de acidente só para caminhões , o automóvel anda em velocidade super alta provoca o acidente , mais só é olhado o TCO do caminhão que muitas vezes por está 10 km a mais do permitido no local perde a causa , sendo que quem provou foi um automóvel que não tem o regulador de velocidade.

  94. As autoridades do legislativo, executivo , judiciário e funcionários públicos concursados ou não, também deveriam se submeter ao teste. Simples assim.

  95. acho que todos motoristas profissional ou não tem que fazer o exame também.

    • ESA categoria A /B não necessita de exame toxicológico Maior usuário de entorpecentes são os pé de breque

  96. engraçado essa palhaçada só serve pra os profissionais. e os amadores que causam acidentes tipo carro pequeno esses não tem que fazer o exame igual ? dá licença essa palhaçada tem que ser mesmo no Brasil.

  97. Bom dia
    Uma pergunta
    Tenho categoria ad mas não estou trabalhando com a carteira de motorista somente com meu carro de passeio
    Nesse caso preciso estar em dia com o exame do toxilogico

    • Sim, Cleiton. Segundo os órgãos de trânsito, você não será autuado pela fiscalização quando estiver dirigindo veículo das categoria A ou B. Entretanto, o exame periódico a cada 30 meses é obrigatório para manter a CNH nas categorias C, D e E.

  98. Sim.extremamente necessário para segurança de um todo ouseja evitar as perdas de vidas nas estradas. Mas minha pergunta é. Se tratando de Brasil quem vai fiscalizar. Os laboratórios se não há. Abuso de cobrança abusiva nestes exames pprque o brasileiro gosta ama .explorar o outro .é adora fazer práticas abusivas em desfavor do outro cuidasse uma coisa é se esquecem de outra existe uma tabela ou no devido caso cobra co forme de acordo com digamos vamos Proveita a situação w vamo explora num país onde ze bota um ladrão de governante tudo e posivel

    • Caro Fernandes, em março de 2016 os exames custavam em média R$ 320,00. Hoje estão abaixo de R$ 160,00. Portanto, o que regula o mercado é a concorrência. Inclusive porque ao aumentar a demanda reduz o custo por unidade, insumos que eram importados passam a ser produzidos no Brasil, assim como todos os exames. Só para comparar, quando começaram a exigir o exame em 2016 o custo correspondia a 110 litros de diesel. Hoje não chega a 30 litros. Portanto, o livre mercado funcionou em benefício de todos os condutores. Já nos outros insumos como combustível, pneus e outros, a situação não funcionou dessa forma. O exame também ajuda a combater a concorrência desleal. Afinal, quem usa drogas tira o frete dos outros e ainda baixa o valor do mesmo. O exame ajuda a preservar vidas , diminui a exploração dos motoristas e ainda ajuda a combater a redução da remuneração das transportadores e ganho dos caminhoneiros.

  99. A exigência desse exame é uma piada, um exame a cada 30 meses…se o condutor usa entopercente ele 1 mês antes do exame não usará simples assim, e assim os detrans segue com mais uma forma de se ganhar dinheiro fácil como se ganha em outros órgãos. Brasil é isso!

    • Colocaram pedágio eletronico na Rio Santos
      Se não pagar em 15 dias
      Só aceita Pix e cartão de crédito
      A ANTT ter multa com valor de $195,00
      Criaram dificuldade para pagar
      Para a ANTT ter rouba
      Como VC disse criam um para roubar

    • quero ver o viciado ficar 90 dias sem fumar ou cheirar.Tem exame que detecta 180 dias.O que acontece e a compra dos exames simples assim quem usa vai continuar usando e fazendo merda na estrada.A lei ajuda mas não pune a todos que fazem merda.

      • Caso comprar exame fosse fácil como você diz não teriam 280 mil laudos positivos e 3,5 milhões de motoristas que não conseguiram renovar a CNH porque não passariam no exame. Pelo seu raciocínio deveríamos acabar com as habilitações porque várias vezes já ficou comprovado a compra de habilitações, inclusive das categorias , C, D e E.

  100. Vcs não estão procurados em segurança nas estradas não estão preocupados em arrecadação pq só pensa em arrecadar mas oq adianta exame de 2anos e meio se depois qm usa volta a usar droga faz de 3 em 3 meses e de graça pq aí nós vamos ver q vcs quer segurança e não só arrecadar seus fdp

    • Parabens ao comentario do Jose Artur M . ele falou tudo certinho. Quem anda em alta velocidade nas BRs sao pessoas que não e necessario fazer exame toxicológico e nem tem tacografo nos veiculos. Como sempre a perseguiçao com o profissional do volante e grande. Pouco a pouco essa profissão vai se acabando. Queria ver um dia esses politicos corruptos tirarem a bunda do sofá e ir transportar a picanha que eles comem nos churrascos. Tambem fui motorista profissional. Mas proxima renovaçao vou baixar minha categoria pra B. Não vale mais a pena.

      • Hoje está cheio de perfis no instagram e facebook e até canais no Youtube mostrando motoristas profissionais dirigindo como loucos, fazendo ultrapassagens em locais proibidos, andando a 140km/h com dezenas de toneladas. Os caminhoneiros representam 5% da frota circulante nas rodovias e estão envolvidos em 50% dos acidentes com vítimas fatais. Portanto, absurdo é fechar os olhos para essa realidade.

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