Diretores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram nessa sexta-feira (4/4) vários trechos em obras do Rodoanel  Norte, em São Paulo, e consideraram sua construção um grande desafio. A obra recebe financiamento de US$ 1,1 bilhão da instituição.

 Os diretores participaram de uma apresentação e receberam informações sobre aspectos técnicos, sociais e ambientais do empreendimento. Durante as visitas de campo puderam acompanhar os trabalhos realizados em duas frentes de obra na Zona Norte. Conheceram também uma unidade de atendimento social mantida pela DERSA, no bairro de Parada de Taipas, para as famílias removidas pela obra.

 A brasileira Daniela Marquis, representante do BID no Brasil, considerou positivo o atendimento às famílias assistidas pelo programa de reassentamento criado pela companhia e pediu que a DERSA apresente o resultado desse trabalho em uma oficina de serviço social que o banco realizará na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), com a apresentação de experiências bem sucedidas em vários países.

 O dinamarquês Orla Bakdal, conselheiro do banco para a Áustria, Dinamarca, Finlândia, França, Noruega, Espanha e Suécia, elogiou a criação de vagas nos canteiros de obras para egressos do sistema penitenciário. “Eles estão recebendo uma nova oportunidade de vida”, afirmou.

 Em um dos canteiros de obras, os diretores do banco acompanharam o treinamento em sala de aula desenvolvido para a formação de profissionais oriundos dos bairros do entorno do Rodoanel  Norte.