O Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (Dnit) abriu processo de licitação do projeto executivo para construção da BR-448, a Rodovia do Parque. Após publicação do edital no Diário Oficial da União esta semana, o departamento analisará propostas para elaboração do projeto de engenharia. De acordo com o superintendente do Dnit, Marcos Lederman, o prazo para entrega do projeto em Brasília é 16 de agosto.
Ele afirma que se tudo correr nos prazos normais, até o final do ano – entre novembro e dezembro – deve sair licitação para a construção propriamente dita.Essa primeira ação no sentido de concretizar o projeto que visa a desafogar a BR-116 é de extrema importância, ressalta o superintendente. “Com o projeto concluído, o começo da obra é praticamente uma obrigação. Esta obra tem que ser feita para resolver o problema de uma vez por todas”, ressalta. A expectativa agora é que nos próximos dias seja publicado o edital de licitação para contratar estudos de impacto ambiental, sem o qual a obra não pode ser iniciada.
TRAÇADO – O secretário municipal de Planejamento Urbano, Oscar Escher, destaca que Canoas e Esteio têm preocupação sobre como será feito o traçado da rodovia. “Promovemos discussões e entendemos que a BR-448 não deve ser meramente uma rodovia de passagem”, afirma. Acrescenta que a Rodovia do Parque deve se tornar um corredor com infra-estrutura, com espaço para ferrovia e redes de energia elétrica. “Esse conceito já foi colocado para o Dnit e assim que o nome da empresa responsável pela obra for divulgada, igualmente informaremos sobre nossas intenções.”
A BR-448 terá 22 quilômetros, da Capital até o entroncamento da BR-116 com a BR-386, em Sapucaia do Sul. A construção faz parte de um conjunto de obras para transformar a BR-116 em via expressa, incluindo trevos, viadutos e passarelas, de Porto Alegre a Ivoti.