ANÁLISE DE SOLO: Dnit abre buraco propositalmente para analisar o solo. Local tem tido problemas recorrentes desde setembro. Foto: Patrick Rodrigues/NSC

Medida foi tomada para tentar descobrir o que provoca, repetidamente, a abertura desse buraco, entre Blumenau e Gaspar

Um trecho da rodovia BR-470, entre Blumenau e Gaspar, em Santa Catarina, foi bloqueado, nesta quarta-feira (26), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para a equipe técnica faça sondagens no solo.

De acordo com a Autarquia, no local, há um buraco “teimoso” que tem incomodado o corpo técnico do Dnit. Com o bloqueio, o tráfego de veículos foi desviado para a outra pista da BR-470.

Ainda de acordo com a autarquia, o local será analisado pelos engenheiros e geólogos, a fim de descobrirem o que provoca, repetidamente, esse buraco no mesmo local.

Setembro

Desde setembro, esse problema tem sido recorrente. Vários consertos foram feitos depois disso, mas o problema sempre retornava. Diante disso, o Dnit resolveu isolar o trecho e fazer uma sondagem para descobrir o que está fazendo a terra se mover.

Com a localização da galeria, a expectativa é de que o problema não volte a acontecer. Agora, equipes do Dnit farão um reaterro com rochas para, depois, aplicar a pavimentação. A liberação da pista ocorreu no fim da tarde desta quarta (26).