O Diretor Geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes – DNIT, Mauro Barbosa da Silva, assinou no último dia 25/01, um convênio com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT do estado de São Paulo. O objetivo do convênio é desenvolver projetos na área de pesquisas para engenharia rodoviária, levando-se em consideração as respectivas possibilidades técnicas e financeiras de cada instituição.

A principal finalidade do convênio é formalizar os entendimentos mantidos entre o DNIT e o IPT. Para isso, as cláusulas do contrato estabelecem que deve haver intercâmbio de informações de ambas as partes, formação de pessoal em cursos de especialização, estudos para definição do emprego de Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS), análise de obras de artes (com ênfase na avaliação, durabilidade, manutenção e segurança das estruturas), entre outros estudos.

O convênio de cooperação técnica, firmado por 2 anos, estabelece que os serviços serão executados mediante a aprovação das propostas e planos de trabalho das instituições, estando cada uma responsável pelas despesas que lhe couber. Os trabalhos serão fiscalizados através da Diretoria de Planejamento e Pesquisa – DPP do DNIT.