Equipado com o que há de mais moderno em segurança de túneis, o túnel do Morro Agudo, que faz parte da duplicação da BR-101/SC Trecho Sul, iniciou a fase de testes operacionais na terça-feira (às 14h. O tráfego foi liberado gradativamente, por períodos de poucas horas, durante esta semana.

O túnel será operado com sistema de controle totalmente automatizado, e representa um investimento do Governo Federal de R$ 62 milhões ao longo de pouco mais de um quilômetro de extensão.

Os sistemas em teste no túnel do Morro Agudo a partir desta terça são:

Sistema de supervisão e controle de tráfego: telefonia de emergência, monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), monitoramento de imagens (três câmeras coloridas com sistema de captação e análise de imagens à distância e 10 câmeras fixas, instaladas a cada 100 metros no interior do túnel), Painel de Mensagens Variáveis – PMV (avisos dinâmicos, através de mensagens eletrônicas sobre acidentes, obras, ventos, chuvas, neblina, tipo de operação, apresentação em horários programados).

Monitoramento e controle de segurança: detecção de incêndio no interior do túnel, nas salas da subestação e do prédio de apoio administrativo/operacional.

Monitoramento e controle de iluminação e ventilação.

Sonorização do túnel (megafonia).

Sinalização de evacuação de emergência.

Monitoramento e controle da rede de hidrantes e detecção de acesso aos extintores manuais de incêndio.

Cancelas, semáforos e balizadores de tráfego.

Sistemas de vigilância e segurança patrimonial.

Centro de controle operacional: sistema de gerenciamento do túnel que concentra todas as
ferramentas necessárias à manutenção da segurança, fluidez e controle das condições de tráfego do sistema.

Sistema de energia: constituído de três fontes independentes de alimentação (um gerador a diesel, um sistema de no-break e dois transformadores de distribuição a seco) para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica aos diversos sistemas do túnel.

As melhorias também se estendem ao sistema da concessionária de energia elétrica local. Para atender o túnel, a empresa melhorou suas instalações e construiu um novo alimentador de 13,8 kV, o que significa mais qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia para toda a região.

Nesta sexta-feira (11) será feita a avaliação dos testes operacionais para abertura definitiva ao tráfego.