Dnit corrige informação sobre liberação do Contorno do Mestre Álvaro, no ES
Dnit corrige informação sobre liberação do Contorno do Mestre Álvaro, no ES. Foto: Divulgação/Dnit

Autarquia publicou na sexta (15) que obra havia sido inaugurada, dando a entender que havia sido liberada. Estradas recebeu manifestações de leitores informando que não estava

Diferentemente do que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou em seu site oficial na sexta-feira (15), sobre a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro na BR-101, no Espírito Santo, a obra só foi liberada ao tráfego – e ainda de forma parcial (pista sentido Linhares) – na manhã desta segunda-feira (18). A outra pista (sentido Vitória) será entregue ao tráfego – de fato -, na manhã de sábado (23).

O Estradas recebeu diversas manifestações de seus seguidores/leitores/seguidores que informaram que o local ainda não havia sido liberado ao tráfego. A reportagem procurou a direção da Autarquia para os esclarecimentos. Veja a resposta:

A autarquia informa que a pista da direita (sentido Norte/Linhares) foi liberada nesta segunda (8h30). E a pista da esquerda (sentido Sul/Vitória) será aberta na manhã de sábado (23), às 8h30. A liberação não aconteceu de forma imediata devido a retirada da estrutura montada para a inauguração, que foi realizada no local do empreendimento. O objetivo é garantir a segurança dos motoristas.”

Desrespeito

Diante dos fatos, o que se constatou é que os usuários foram desrespeitados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), porque, afinal, publicar matéria sobre inauguração de obra inacabada é, no mínimo, desrespeito com os usuários.

Empreendimento

O Contorno do Mestre Álvaro inicia-se no km 249 da BR-101/ES, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 279, chegando ao bairro Chapada Grande. Foram investidos em quatro anos e meio mais de R$ 500 milhões.

O empreendimento foi construído em pista dupla e conta, em cada sentido, com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo.

De acordo com a Autarquia, a expectativa é que o tráfego de veículos seja reduzido em até 35% na região de Serra. Esse trecho conta com um tráfego de aproximadamente 50 mil veículos por dia e com a implantação das novas pistas, além do ganho em segurança, também há expectativa para a redução do tempo de viagem na BR-101/ES.

Cerca de 2 milhões de pessoas, abrangendo toda a Região Metropolitana de Vitória (incluindo Serra e Cariacica), serão beneficiadas. Depois de concluído, é esperado que passem pelo Contorno do Mestre Álvaro mais de 15.000 veículos por dia, encurtando o tempo de viagem até pela metade.

Ao todo foram construídas sete interseções com viadutos ao longo da rodovia, que possibilitarão a entrada e saída de veículos, cruzamento da pista em segurança e retorno. As pistas principais receberam pavimento do tipo rígido (concreto) e as alças das interseções pavimento do tipo flexível (asfalto).

Ao longo da construção foram movimentados cerca de 5.000.000 m3 de terra, solo mole e rocha nos serviços de terraplenagem. Foram produzidos e aplicados cerca de 200.000 m3 de concreto na construção do pavimento rígido, vias elevadas, viadutos, dispositivos de drenagem e outros.

Foram cravadas cerca de 5.000 estacas com profundidades de até 50 m e fabricados e montados mais de 40.000 elementos estruturais pré-moldados de concreto na construção das obras de arte especiais.

Preservação

Ao longo da rodovia ainda foram construídas três vias elevadas com cerca de 2,3 quilômetros de extensão para transposição de áreas ambientalmente sensíveis, além de 40 passagens subterrâneas de fauna, garantindo a preservação das espécies nativas do entorno da rodovia.