O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) decidiu pela construção de um viaduto na BR-364, na serra de São Vicente, em substituição a obra de aterramento inicialmente prevista no projeto de duplicação da rodovia.

O superintendente do Dnit no Estado, Rui Barbosa Egual, disse que a equipe técnica do órgão vinha analisando essa possibilidade e chegou ao consenso de que além de necessário, o viaduto seria ambientalmente mais aceito.

De acordo com Egual, para duplicar a pista num trecho da serra teria de ser feita uma obra de aterro de 30 metros de altura por 100 metros de extensão. Já com o viaduto, avaliou ele, agrediria menos o meio ambiente e permitiria uma visão privilegiada da área.

Rui Barbosa Egual disse que os recursos para essa obra ainda não foram estimados e não estão inclusos nos R$ 16 milhões assegurados para a duplicação. Entretanto, segundo ele, há discussão em andamento prevendo parceria entre o governo federal e o governo do Estado para a construção do viaduto.

A mudança foi anunciada ontem pelo deputado federal Wellington Fagundes, que diz que está trabalhando na liberação dos recursos. Ele acredita que as mudanças no projeto original devem melhorar a qualidade da obra e solucionar um ponto de estrangulamento no tráfego de veículos no Estado. “O custo-benefício desta obra é muito grande: tráfego mais fácil e vidas sendo salvas”, disse ele.

Mas as mudanças no projeto original ainda precisam de aprovação no Ministério dos Transportes. A substituição do aterro por um viaduto vai representar redução de custos. Já a substituição do asfalto pelo concreto, encarece a obra, mas garante mais durabilidade e qualidade ao pavimento.

Depois de quatro anos paralisadas por questões ambientais, as obras de duplicação desse trecho da rodovia foram retomadas neste ano.