
Serviços entregues correspondem somente a 58% do total previsto; empreendimento prevê obras em 38 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre
Mesmo inacabada, o governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está fazendo “propaganda” da entrega de tão somente quase três quilômetros, entre os km 253+500 e 256+300, de parte das obras do trecho metropolitano da rodovia BR-116/RS, chamado de Complexo Viário de Esteio.
De acordo com a Autarquia, a finalidade é dar fim ao principal gargalo logístico do Rio Grande do Sul; o que, pelo visto, irá demorar mais um bom tempo para ser concretizado.
Considerada a maior rodovia do País, a BR-116 torna-se um dos principais corredores rodoviários de carga e fluxo de veículos entre as regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
Apesar de ter esse currículo, o Dnit concluiu 58% do total previsto para o empreendimento, que é de 38,5 quilômetros. Com investimento aproximado de R$121,1 milhões, foram construídos e entregues aos usuários três viadutos, duas pontes, ruas laterais e terceiras faixas.
Segundo a Autarquia, essa obra integra o contrato do lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR-116/RS, entre Novo Hamburgo (RS) e Porto Alegre (RS).
Conforme informou o Dnit, além da duplicação de um viaduto, com a construção de uma nova estrutura de 400 metros paralelamente ao existente, foram erguidos um viaduto de 340 metros sobre a avenida Celina Kroeff, um viaduto de retorno, de 400 metros, sobre a BR-116/RS, e duas pontes sobre o Arroio Sapucaia.
Essas travessias possuem 40,5m de extensão e 25m de largura com três faixas de tráfego para cada sentido. Com isso, fica eliminada a necessidade de semáforos e cruzamentos, que provocavam congestionamentos na região nos horários de pico, por onde trafegam em média cerca de 140 mil veículos todos os dias.
Em andamento
Com a finalização das obras nesses quase três quilômetros, o Dnit conclui 58% do empreendimento, que ao todo deve receber investimentos na ordem de R$792 milhões.
Segundo a Autarquia, atualmente, as obras estão com frentes de serviços em Novo Hamburgo (RS), São Leopoldo (RS), Canoas (RS) e Porto Alegre (RS). No trecho entre os km 232+500 e 239+120, em Novo Hamburgo (RS), após a implantação de 6,62 quilômetros de terceiras faixas, estão sendo realizadas as novas ruas laterais do trecho, bem como a alça do viaduto Ayrton Senna da Silva e a ponte sobre o Arroio Luiz Rau.
Já em São Leopoldo (RS), está em execução a pavimentação da terceira faixa entre o km 245,5 ao km 250,2. Há equipes atuando também em Canoas (RS). No município estão em andamento a pavimentação da terceira faixa entre os km 256+300 e 267+600 o alargamento do viaduto da Metrovel, localizado no km 263. Chegando em Porto Alegre (RS) está em andamento a ampliação de duas para três faixas por sentido do km 267+600 ao 270+200. Mais informações no site do Dnit.