Onze dias depois do deslizamento, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) inicia hoje a construção de um desvio de 200 metros na BR-476
Onze dias depois do deslizamento, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) inicia hoje a construção de um desvio de 200 metros na BR-476 (Estrada da Ribeira). Desde o dia 19 de janeiro o trecho avariado, no quilômetro 20 da rodovia, permanece fechado para caminhões de mais de 20 toneladas. O desvio, construído do lado externo da pista, será provisório, e o Dnit estima que o tráfego esteja liberado para todos os tipos de veículo até sexta-feira.
Segundo o Dnit, todo o trecho entre os quilômetros 20 e 22 é margeado por um aterro e três cortes na encosta, onde já houve deslizamentos. Para evitar novos incidentes, o órgão elaborou projeto para proteger a encosta com grampeamento e concreto, além de conter o aterro com muro de gabião. O superintendente do Dnit no Paraná, David Gouvêa, está em Brasília para agilizar junto à direção nacional a decretação de estado de emergência.
A cratera de quatro metros de profundidade, a 20 quilômetros de Adrianópolis (Vale do Ribeira), teria sido aberta pela erosão proveniente das chuvas.
A PRF informou que dias antes o Dnit havia recebido ofício sobre problemas no trecho, logo após os primeiros sintomas de erosão. O asfalto daquele trecho Estrada da Ribeira foi inaugurado em 2005.