Portaria assinada na última quinta-feira (14/12) implanta programa para promover a otimização da qualidade de materiais, projetos e obras. Diversos setores da sociedade, ligados à infra-estrutura, participarão da elaboração do Programa
O Diretor Geral do DNIT, Mauro Barbosa da Silva, instituiu, na última quinta-feira (14/12), o Programa da Qualidade e Produtividade nas Obras e Serviços de Infra-estrutura de Transportes – QUALINIT. O programa promoverá a otimização da qualidade dos materiais, componentes, projetos e obras dos empreendimentos de infra-estrutura de transportes. Para isso, serão utilizadas novas tecnologias em serviços e materiais. Outro recurso será a promoção de programas de treinamento e capacitação de mão de obra. Serão implantados, ainda, processos de qualificação, homologação e avaliação da conformidade de produtos e serviços.
Na primeira fase do Programa, o Comitê Interno da Qualidade, composto por representantes de cada diretoria do Órgão, irá definir a composição, atribuições e competências dos órgãos integrantes do programa. Nesta etapa, serão definidas metas, estratégias e prioridades.
O processo de estruturação e implementação do Programa envolverá a discussão técnica, a realização de seminários e eventos de divulgação. As decisões do Programa serão tomadas em conjunto com representação de sindicatos, associação de empresas de construção, Órgãos públicos da administração, agências de fomento, associações de defesa do consumidor, associações de trabalhadores da construção civil, instituições técnicas nacionais e internacionais, instituições de controle interno e externo, além do Ministério Público.