O Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes (DNIT) lançou o edital de licitação para a construção do trevo de interseção da BR 116 com a BR 386, em Canoas, no valor de R$ 51 milhões. A entrega de propostas está prevista para o dia 04 de janeiro de 2007, às 14h30min, no terceiro andar da sede do DNIT nacional, em Brasília. As empresas interessadas em participarem da licitação podem retirar o edital na Coordenadoria Geral de Cadastro e Licitações (CGCL) ou através do site www.dnit.gov.br
O superintendente regional do DNIT/RS, engenheiro Marcos Ledermann, destaca a importância da obra: “Trata-se de um dos pontos mais críticos das rodovias federais gaúchas, com um volume diário médio de 80 mil veículos”. O fluxo da BR.386/RS, Tabaí – Canoas (superior a 15 mil veiculos/dia) se incorpora ao tráfego da BR.116/RS, e em seguida encontra uma sinaleira na rua lateral, ao lado do viaduto do Boqueirão, para aguardar a passagem dos fluxos transversais. O motorista que está na BR.116/RS – sentido Norte/Sul que se destina à BR.386 — hoje é obrigado a sair da BR.116/RS quatro quilômetros antes da interseção e se deslocar por uma avenida urbana, a Guilherme Schell, até ingressar na BR.386/RS. Os outros movimentos de tráfego são bastante dificultados pela rede do Trem Metropolitano (Trensurb) que segue paralelo e próximo da BR.116/RS, resultando a ocorrência de grandes e prolongados congestionamentos, e de acidentes.
A obra éconstituída por três viadutos e um alargamento em viaduto existente, acesso aosviadutos (terraplenagem, pavimentação, asfaltos, drenagem, bueiros, sinalizaçãoe obras complementares). O prazo para a execução da obra é de 24 meses.