Servidores de todas as Superintendências Regionais do Órgão irão auxiliar na atualização, adequação e gerenciamento da malha do Plano Nacional de Viação – PNVO Diretor Geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes – DNIT, Mauro Barbosa da Silva, assinou, na última terça-feira (10/10), a Portaria nº 1.314, referente à descentralização de parte das atividades de planejamento do Órgão. Os serviços previstos nesse documento darão suporte aos técnicos da Autarquia para a atualização, adequação e gerenciamento da malha do Plano Nacional de Viação – PNV.
A Portaria faz parte de um conjunto de ações da Autarquia com o objetivo de mapear a real situação dos 57 mil quilômetros da malha rodoviária federal pavimentada sob sua administração, bem como das 5 mil obras-de-arte especiais (pontes, viadutos e passarelas).
O documento designa um representante de cada uma das Superintendências Regionais do DNIT que serão responsáveis por diversas atividades de acompanhamento e fiscalização dos serviços a serem executados ao longo de dois anos quanto ao levantamento da malha viária. “Este trabalho vai fornecer ao Órgão, como também à população brasileira a situação detalhada das condições das rodovias federais. Isso, sem sombra de dúvida, permitirá ao corpo técnico do DNIT elaborar projetos rodoviários mais adequados as necessidades do setor de infra-estrutura de Transportes”, afirmou Mauro Barbosa.
Ainda neste mês, serão assinados os contratos com as empresas vencedoras do processo licitatório para a execução do levantamento visual contínuo de defeitos (LVC) e de irregularidade (IRI) do pavimento. A Coordenação-Geral de Planejamento e Programação de Investimentos do DNIT realizará um treinamento com os 23 servidores escolhidos entre engenheiros e analistas em infra-estrutura de transportes de todo o País para acompanhamento direto dos trabalhos de campo.
Os representantes serão responsáveis, ainda, pela fiscalização do serviço de registro em vídeo das rodovias federais, e obtenção dos dados georreferenciados dos eixos rodoviários e das pontes, viadutos e passarelas. Este trabalho servirá de base para a implantação do Sistema de Informações Geográficas – SIG em elaboração pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT.
Esta ferramenta é uma tecnologia de Geoprocessamento que lida com informações geográficas, enfatizando análises espaciais e a manutenção das bases cartográficas dos sistemas de transportes.
Essa medida, recentemente aprovada pela Diretoria Colegiada do Órgão, trará diversos benefícios, entre eles, a melhor aplicabilidade dos recursos públicos em infra-estrutura de transportes, mais subsídios de informações na tomada de decisões da Direção Superior do Órgão e maior integração das informações entre as coordenações e Superintendências Regionais, reduzindo os custos em investimentos e evitando redundância de dados.
De acordo com o Coordenador-Geral de Planejamento e Programação de Investimentos, Jony Marcos Valle Lopes, será possível otimizar a programação das intervenções. “O Sistema propiciará a formação de um banco de dados e informações técnicas de planejamento, execução e operação dos sistemas de transporte, permitindo, com a otimização dos investimentos, garantir melhor trafegabilidade e segurança nas rodovias federais”, afirma.
O Coordenador ressalta ainda que “O Órgão poderá, ainda, definir uma metodologia padronizada para coleta e tratamento dos dados geográficos, com vistas a uma integração multimodal, bem como assegurar uma maior transparência das atividades do órgão, possibilitando ao usuário comum do Sistema de Transporte, a interação com dados geográficos em análises de rotas e disponibilizando possíveis roteiros de viagens”.