As obras do DNIT de Restauração e Adequação na BR-153, entre os municípios de União da Vitória e a divisa com o estado de Santa Catarina, no Sul do Paraná, possuem atualmente duas de suas frentes de trabalho voltadas à recuperação das pontes sobre os rios Farias e Xavier. Elas estão sendo alargadas e recebendo reforços de concreto.

A laje superficial das pontes está sendo totalmente substituída, com novas placas de concreto, e barreiras tipo New Jersey sendo construídas nas laterais, no lugar dos antigos guarda-rodas. As melhorias darão mais segurança aos usuários da rodovia, considerada uma das mais importantes ligações sentido Norte/Sul do país.

Outras frentes seguem os trabalhos que já recuperaram aproximadamente 60 quilômetros de terceiras-faixas, com alargamento e pavimentação. Para a recuperação do pavimento está sendo utilizado o sistema pare/siga (barreiras), com sinalização e orientação aos motoristas.

Iniciadas em outubro de 2011 com investimento na ordem de R$ 119 milhões, as obras devem seguir até o segundo semestre de 2013, promovendo uma série de melhorias ao longo dos 74 quilômetros do trecho. O projeto prevê: interseções, acostamentos, correções geométricas, obras de contenção; além da restauração completa do pavimento.