Estruturas são utilizadas em situações emergenciais

Com o objetivo de restabelecer o tráfego na ponte sobre o rio Rubim do Sul, localizada no km 65,30 da BR-367/MG, entre os municípios de Almenara e Jacinto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT decidiu utilizar as pontes metálicas de sua propriedade, que serão montadas e mantidas pelo Exército Brasileiro. O Exército já foi acionado pelo DNIT e fará uma vistoria técnica no local para definir o melhor ponto para instalação da ponte metálica.

O prazo máximo para a implantação da ponte metálica é de cerca de 30 dias. A rota alternativa durante esse período, a ser utilizada por veículos leves (até 8 toneladas), é a rodovia MG-406, que deve ser acessada no trevo de Almenara, percorrendo-se 37 quilômetros até Rubim (pavimentada). A partir daí, o veículo segue pela rodovia municipal que liga Rubim à Conceição, com mais 32 quilômetros. De Conceição até a BR-367, são mais nove (9) quilômetros.

Após o período chuvoso, será feito um desvio na forma de uma galeria em concreto armado, projetada para suportar o trânsito local. Dessa forma, será possível normalizar o tráfego no segmento até que seja construída a ponte definitiva, cujo projeto encontra-se em fase de elaboração.

Ponte metálica

Com 37 metros de extensão, a ponte metálica é composta por módulos pré-moldados de aço. Eles são montados manualmente pelo Exército. A estrutura metálica é uma das sete que o DNIT importou da Inglaterra em 2010 para atender situações emergenciais. Elas ficam sob a guarda do Exército, cujos integrantes são treinados para montá-las de acordo com a necessidade.

As pontes metálicas já foram utilizadas pelo DNIT em outras situações emergenciais: para liberar o tráfego na BR-381/MG, sobre o rio das Velhas; na BR-101 próximo a Palmares, em Pernambuco; na BR-364, em Rondônia e na BR-230/PA.