Segundo o inspetor Isaías Segundo, da Polícia Rodoviária Federal, para evitar multas desnecessárias é preciso que os motoristas estejam atentos para os documentos dos veículos como licenciamento, IPVA e validade da carteira de habilitação. O cartão do seguro também é importante. O celular também é uma excelente ferramenta em momentos difíceis e que precisam de comunicação rápida, por isto, é bom não esquecer de carregá-lo.

Manter os faróis acesos durante o dia ajuda a evitar acidentes.

Na estrada, é necessário que a pessoa aponte com antecedência todas as manobras, usando o pisca alerta. Os veículos 1.0 exigem o uso excessivo do acelerador e freqüentes reduções de marchas para acompanhar os outros veículos. Por isto, para tirar mais proveito do motor, orienta-se manter sempre em rotações mais elevadas, esticando bem todas as marchas.

Também para maior segurança a dica é manter-se pelo menos a 40 metros de distância dos veículos que estão a sua frente, isto vai facilitar que o condutor perca o controle do carro em casos de freadas bruscas. Ficar atento para o que ocorre na sua frente e evitar a traseira de caminhões são atitudes prudentes.

E para quem vai levar as crianças é sempre bom lembrar que elas devem ficar no banco de trás do veículo. Jamais transporte crianças no colo, no caso de colisão ela servirá de amortecedor para o adulto e pode acabar sendo prensada na batida. Orientar as crianças a usar o cinto de segurança é essencial.