Ocorrência foi na madrugada desta terça (5), em Porto Feliz (SP). Ônibus está irregular. Não poderia circular
Um grave sinistro (acidente) no km 98 da Rodovia Castello Branco (SP-280), na madrugada desta terça-feira (5), em Porto Feliz (SP), envolvendo um ônibus, irregular, e um caminhão deixou duas mortes e mais de 45 pessoas feridas.
Segundo as primeiras informações apuradas pelo Estradas, o sinistro foi do tipo colisão traseira, em um trecho de pista dupla e reta. Por motivos que serão apurados pela Polícia Civil. O Scania colidiu na traseira de um caminhão, que transportava toras de madeira. Quatro passageiros ficaram presos às ferragens, porque, com a colisão, as toras de madeira adentraram a parte da frente do ônibus.
Pelas características do sinistro, que ocorreu em trecho de pista dupla com acostamento, há indícios de fadiga do motorista. A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.
Tacógrafo vencido
Conforme apuração da reportagem, o ônibus está com o cronotacógrafo vencido e, portanto, não poderia estar em circulação.
Em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para saber se a empresa tinha autorização de viagem.
Às 19h50, a ANTT, por meio de sua assessoria de imprensa enviou a seguinte nota oficial:
“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamenta e expressa solidariedade aos familiares das vítimas do acidente envolvendo um ônibus e um caminhão na madrugada desta terça-feira (5/12), em Porto Feliz (SP). A Agência esclarece que fornecerá todas as informações necessárias, quando solicitadas, às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. O ônibus de placa OOH-2650, da empresa V N Conti Ferreira Transportes Eireli, estava com licença de viagem e com os cadastros regularizados para o transporte interestadual de passageiros na modalidade fretamento. O veículo possuía Certificado de Segurança Veicular (CSV), mas o cronotacógrafo estava com aferição no Inmetro vencida. Vale destacar que, nas empresas outorgadas pela Agência, quando ocorrem acidentes, existe a obrigação de comunicação dos fatos, e dependendo da causa, são abertos procedimentos para verificação das condições de segurança“.
A reportagem também entrou em contato com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de São Paulo para saber mais detalhes da ocorrência, no que diz respeito à documentação dos condutores e dos veículos. Da mesma forma, até a publicação desta matéria, não recebeu resposta.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus de turismo fazia o trajeto Três Lagoas (MS) – São Paulo (SP). e estava com pelo menos 48 passageiros.
Dentre os feridos, há pelo menos quatro em estado grave. Os feridos foram levados para hospitais de Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), Boituva (SP) e Itu (SP). A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.
Campanhas
O Estradas tem realizado diversas campanhas de segurança viária alertando sobre os perigos de viajar cansado e falta do uso do cinto de segurança, entre outros temas. Veja mais sobre as campanhas nos links abaixo?
- Você tem 8 mil vezes mais chances de morrer no trânsito que ganhar na Mega Sena
- Veja 20 dicas para você viajar de ônibus com segurança e identificar situações de risco
- Cansaço mata: 20% dos acidentes acontecem com motoristas cansados e causam 30% das mortes