Dois morrem e ao menos 45 ficam feridos em colisão de ônibus com caminhão na SP-280
DE NOVO! Dois morrem e ao menos 45 ficam feridos em outra colisão de ônibus com caminhão, desta vez, na SP-280. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ocorrência foi na madrugada desta terça (5), em Porto Feliz (SP). Ônibus está irregular. Não poderia circular

Um grave sinistro (acidente) no km 98 da Rodovia Castello Branco (SP-280), na madrugada desta terça-feira (5), em Porto Feliz (SP), envolvendo um ônibus, irregular, e um caminhão deixou duas mortes e mais de 45 pessoas feridas.

Segundo as primeiras informações apuradas pelo Estradas, o sinistro foi do tipo colisão traseira, em um trecho de pista dupla e reta. Por motivos que serão apurados pela Polícia Civil. O Scania colidiu na traseira de um caminhão, que transportava toras de madeira. Quatro passageiros ficaram presos às ferragens, porque, com a colisão, as toras de madeira adentraram a parte da frente do ônibus.

Pelas características do sinistro, que ocorreu em trecho de pista dupla com acostamento, há indícios de fadiga do motorista. A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

Tacógrafo vencido

Conforme apuração da reportagem, o ônibus está com o cronotacógrafo vencido e, portanto, não poderia estar em circulação.

Em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para saber se a empresa tinha autorização de viagem.

Às 19h50, a ANTT, por meio de sua assessoria de imprensa enviou a seguinte nota oficial:

“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamenta e expressa solidariedade aos familiares das vítimas do acidente envolvendo um ônibus e um caminhão na madrugada desta terça-feira (5/12), em Porto Feliz (SP). A Agência esclarece que fornecerá todas as informações necessárias, quando solicitadas, às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. O ônibus de placa OOH-2650, da empresa V N Conti Ferreira Transportes Eireli, estava com licença de viagem e com os cadastros regularizados para o transporte interestadual de passageiros na modalidade fretamento. O veículo possuía Certificado de Segurança Veicular (CSV), mas o cronotacógrafo estava com aferição no Inmetro vencida. Vale destacar que, nas empresas outorgadas pela Agência, quando ocorrem acidentes, existe a obrigação de comunicação dos fatos, e dependendo da causa, são abertos procedimentos para verificação das condições de segurança“.

A reportagem também entrou em contato com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de São Paulo para saber mais detalhes da ocorrência, no que diz respeito à documentação dos condutores e dos veículos. Da mesma forma, até a publicação desta matéria, não recebeu resposta.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus de turismo fazia o trajeto Três Lagoas (MS) – São Paulo (SP). e estava com pelo menos 48 passageiros.

Dentre os feridos, há pelo menos quatro em estado grave. Os feridos foram levados para hospitais de Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), Boituva (SP) e Itu (SP). A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

Campanhas

Estradas tem realizado diversas campanhas de segurança viária alertando sobre os perigos de viajar cansado e falta do uso do cinto de segurança, entre outros temas. Veja mais sobre as campanhas nos links abaixo?

Matéria atualizada às 20h30 com a resposta da ANTT.