LIBERADO: Dnit liberou o tráfego, na sexta-feira (30), em dois viadutos na BR-230 em Cabedelo, na Paraíba. Foto: Divulgação

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), obras de arte especiais (OAEs) foram concluídas no mês passado

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza obras de adequação e de segurança da BR-230, no trecho do km 2 ao km 10, entre Cabedelo e João Pessoa, na Paraíba.

De acordo com Dnit, os serviços têm por ficnalidade dar mais fluidez ao tráfego de veículos que passam pela região. Diante disso, na sexta-feira (30), dois viadutos foram entregues parcialmente ao tráfego, em Cabedelo.

Segundo a Autarquia, as Obras de Arte Especiais (OAEs) estão localizadas nos km 8,4 e 9,5, com largura total de 25 metros e vão livre com 35 metros de comprimento. O primeiro viaduto tem 591 metros de extensão e o segundo, 712 metros.

Liberação parcial

Com três faixas de rolamento nos sentidos crescente e decrescente – duas estão sendo liberadas agora -, as obras permitirão o aumento da quantidade de veículos que utilizam a rodovia. Já em 2021, esse volume diário pode chegar a aproximadamente 43 mil carros.

A adequação de capacidade e segurança da BR-230 é viabilizada por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Exército Brasileiro. A execução dos serviços está a cargo do 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º BEC). Já a supervisão e a gestão militar são do Comando do 1° Grupamento de Engenharia. A fiscalização técnica dos trabalhos e a gestão conjunta do TED é de responsabilidade do Dnit.

Importância

De acordo com o Dnit, o empreendimento vai possibilitar o aumento da capacidade de tráfego e escoamento da produção da região portuária, proporcionando também o fortalecimento do comércio local.

Ainda de acordo com a Autarquia, além dos benefícios de mobilidade, a conclusão da obra, prevista para 2022, trará conforto e segurança para condutores e pedestres. Os serviços incluem a implantação de seis novas passarelas, três faixas de rolamento de cada lado nas pistas principais (incluindo pavimentação nova), vias marginais esquerda e direita (integradas à rodovia por meio de acessos convenientemente localizados) e retornos construídos sob os quatro viadutos em operação.