A obra de duplicação dos 30 quilômetros da BR-050 entre Uberlândia e Araguari deve começar dentro de até 90 dias. Esse é o prazo estimado para avaliação das propostas, contratação da empresa ganhadora da licitação e emissão da ordem de serviço. O edital de abertura da licitação para escolha da construtora responsável pela realização da obra será assinado hoje, às 10h, pelo vice-presidente da República, José de Alencar, na sede da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, na avenida Rondon Pacheco, no bairro Vigilato Pereira, região sul de Uberlândia.
O vice-presidente chega a Uberlândia por volta de 9h30. Depois de cumprir agenda na cidade, ele segue para Araxá (MG) e vai de helicóptero para a cidade de Rio Paranaíba (MG), onde participa da aula inaugural de um campus da Universidade de Viçosa. A assinatura do edital pelo vice-presidente é simbólica e atende a um compromisso político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o seu vice-líder no Congresso Nacional, o deputado federal Gilmar Machado (PT-MG). “Esta é uma obra que vai garantir, em primeiro lugar, segurança para os motoristas; em segundo, desenvolvimento econômico para a região do Triângulo Mineiro; e por último vai consolidar a região como o maior centro de interligação rodoviária do Brasil”, afirmou o deputado.
Depois de assinado, o edital será publicado no “Diário Oficial da União” (DOU). As empresas interessadas em participar da licitação terão até o dia 15 de abril para apresentar suas propostas. No dia 16 de abril, as propostas serão avaliadas e uma das concorrentes será escolhida. Depois disso há um prazo de 15 dias para que as outras empresas possam fazer qualquer tipo de contestação. Se neste período não houver nenhum questionamento, o contrato será assinado e a ordem de serviço será emitida em cerca de 30 dias.
A previsão é que, após o início dos trabalhos, a obra completa da duplicação seja concluída em, no máximo, dois anos. A extensão total da obra é de, aproximadamente, 74 quilômetros e a estimativa é que os investimentos sejam de, aproximadamente, R$ 230 milhões. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Projeto prevê restauração e viadutos
O projeto completo prevê a duplicação da BR-050, entre Uberlândia e a divisa do estado de Minas Gerais e Goiás, e a restauração e adequação da pista atual. Está incluída também a construção de uma passagem inferior entre as ruas Maria Quitéria e Godofredo Gonçalves e uma passagem inferior entre as ruas República do Piratini e Pedro Quirino, nos bairros Nossa Senhora das Graças e Umuarama, em Uberlândia. No perímetro urbano da rodovia, em Araguari, o projeto inclui a construção de três viadutos, um no trevo de acesso a Caldas Novas, outro no trevo de acesso à MG-223 em direção a Estrela do Sul e outro próximo à linha férrea. “Vamos lutar ainda para incluir neste projeto a construção de uma nova ponte sobre o rio Araguari com um novo traçado”, disse o deputado federal Gilmar Machado (PT-MG).