A rodovia é considerada o maior corredor de tráfego do Nordeste, além de ser a principal ligação entre as capitais litorâneas nordestinas e o centro-sul do Brasil.

Com 43,9 quilômetros de extensão, o lote 7 da BR-101, entre do Cabo de Santo Agostinho e Ribeirão, teve as obras de duplicação com a construção do novo pavimento e restauração do antigo concluídas. O DNIT executa apenas serviços complementares na pista. Nesse trecho foram investidos cerca de R$ 272 milhões.

Além de construção e restauração do pavimento em pista dupla, a duplicação da rodovia incluiu a construção de três pontes – sobre os rios Pavão, Ipojuca e Ribeirão – e três viadutos, sobre as linhas férreas 1 e 2 e na variante do município de Ribeirão.

BR-101 Nordeste – Ao todo, são mais de 800 quilômetros de trechos em obras ou já concluídos, abrangendo os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, onde serão aplicados recursos da ordem de R$ 4 bilhões, até 2012. Quando concluída, a obra vai gerar novas oportunidades de negócios e crescimento urbano, além de incrementar os setores turísticos da Região Nordestina.