DNIT liberou mais de R$ 18 milhões para o convênio com o Governo do EstadoO DNIT liberou mais de R$ 18 milhões para o governo do estado da Paraíba concluir a duplicação do trecho de 46 km, na BR-230-PB, que se encontra em fase de obras. Os recursos serão repassados para o Departamento de Estrada de Rodagem (DER/PB), responsável pela execução da obra.

Supervisionado pela Superintendência do DNIT no estado da Paraíba, o projeto de Complementação da Adequação de Capacidade da BR-230/PB é um convênio do Governo Federal com o governo do estado da Paraíba e corresponde a um trecho de 46 km, entre o distrito de Café do Vento e o município de Riachão. Com 97% de suas obras já executados, os trabalhos se concentram agora na variante do município do Cajá, na altura do km 80.

Variante do Cajá
No sentido João Pessoa/Campina Grande, a rodovia contorna a cidade do Cajá, formando uma variante com aproximadamente 5 km de extensão. Para viabilizar a variante foi necessária a construção de duas pontes, localizadas nos km 82 e 84. A primeira, sobre o rio Patu, tem 20m de extensão e está praticamente concluída, faltando terminar os aterros de acesso. A segunda ponte fica sobre o rio Cajá e tem 30m de extensão. Falta a construção dos aterros de acesso, que será iniciada agora.

Dos 5 km de extensão da variante, 1,9 km já estão com o revestimento de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Resta a execução dos acostamentos laterais e de equipamentos de drenagem. Além disso, os serviços de terraplenagem e de colocação da camada de brita graduada simples (BGS) já foram executados. A conclusão da obra está estimada para ocorrer em até 60 dias.