A obra de duplicação da BR-364, na Serra de São Vicente, entre Rondonópolis e Cuiabá, está paralisada há mais de dois meses. O trecho é um dos mais perigosos da rodovia e a paralisação da obra tem deixado motoristas indignados, já que a duplicação nessa região conta com recursos disponibilizados. O novo trecho em construção tem cerca de 8,5 quilômetros de extensão.

A obra de duplicação da BR-364, na Serra de São Vicente, entre Rondonópolis e Cuiabá, está paralisada há mais de dois meses
Conforme o chefe de serviço de engenharia do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT)/Mato Grosso, Laércio Coelho Pina, o problema se deve às alterações no projeto da obra. Inicialmente, Laércio explica que, em um ponto da construção, seria necessário um aterro de 40 metros de altura com mais de 200 metros de extensão, que traria complicações ambientais à região. No entanto, optou-se agora pela construção de um viaduto nesse ponto.

Outro problema, segundo o chefe de serviço de engenharia do DNIT/Mato Grosso, é que estava previsto um revestimento asfáltico na BR-364, no perímetro da Serra de São Vicente. Agora está em fase final de aprovação o projeto para revestimento em concreto no trecho. O propósito é fazer, no futuro, todo o trecho da Serra com revestimento de concreto, inclusive as partes da rodovia já em utilização.

Laércio informou que a expectativa é de que a licitação do projeto do viaduto seja iniciada em janeiro de 2008, assim como das obras de revestimento em concreto da rodovia. Dessa forma, espera-se que as obras da rodovia na Serra sejam retomadas ainda no primeiro semestre de 2008. Não há estimativa para a conclusão da referida duplicação.

Com a construção do viaduto, Laércio reconheceu que o valor da duplicação da BR-364, na Serra de São Vicente, sofrerá incremento. Mesmo assim, acredita que não haverá problema com falta de recursos. Além de haver saldo existente do valor que já foi disponibilizado para a obra, também há a previsão de recursos no Orçamento para o ano que vem.

Um trecho de cerca de 11 quilômetros da Serra de São Vicente já está duplicado. No trecho de cerca de 8,5 quilômetro a ser duplicado, com obras paradas, Laércio repassou que todo o processo de terraplanagem já foi executado.

RESTANTE – A duplicação de toda a BR-364, entre Rondonópolis e Cuiabá, conforme garantia dada no começo deste ano pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Lula, não conta sequer com sinal de começo das obras. Por enquanto, continua sendo um sonho dos mato-grossenses que não passou da promessa.