As obras de duplicação da PR-445, em Londrina, região Norte do Paraná, agora contam com quatro frentes de trabalho. A equipe faz muros de contenção no cruzamento da PR-445 com a Rua Humaitá, onde será construído um novo viaduto. Além disso, estão sendo executados serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação e concretagem.

A nova frente de trabalho realiza a fundação dos muros, que vão permitir a construção do aterro que dará origem ao viaduto. As novas paredes em concreto formarão a cabeceira, que receberá as vigas de sustentação da pista, onde passará a rodovia PR-445.

OUTROS TRABALHOS – Uma outra equipe está no cruzamento da PR-445 com a Avenida Waldemar Spranger, importante via de ligação da cidade. Os operários estão trabalhando na conclusão de mais um viaduto no local, executando escavação, aterro do acesso e a concretagem dos muros de sustentação.

Outra frente de trabalho está no terceiro viaduto, da Avenida Dez de Dezembro. As equipes já concluíram os aterros, que permitirão o acesso ao viaduto, agora estão fazendo o serviço de pavimentação, com trecho em terraplenagem e implantação da sub-base e base do pavimento. A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) é iniciar a primeira capa de asfalto ainda esse mês.

E a quarta frente está no trecho da rodovia que vai em direção à saída sul de Londrina. Máquinas estão fazendo a terraplenagem no final do lote dois e também no lote três.

CRUZAMENTOS – A prioridade do DER-PR nessa fase da obra é liberar os pontos de cruzamentos que ligam o município e a rodovia, concluindo os viadutos e liberando as ruas e alças de acesso. Cerca de 47% do cronograma das obras dos lotes dois e três já foram concluídos.

Os serviços que devem ser feitos são terraplenagens das vias marginais, pavimentações, finalização dos viadutos, marginais e alças de acesso. Também será construída uma trincheira no cruzamento da Rua Guilherme de Almeida e calçadas e passarelas.

Um trecho de 11,8 quilômetros de duplicação da PR-445 já foi liberado. Além disso, foram liberados cinco viadutos, duas trincheiras, quatro passarelas e 22 quilômetros de calçadas. O investimento total nesta obra é de mais R$ 100 milhões, incluindo os recursos feitos pela concessionária Econorte.