
Serviços de duplicação e restauração em concreto da rodovia tem 90 dias para elaboração do projeto; obra contempla um trecho de 45,5 km
A duplicação e restauração em concreto da PRC-466, entre Pitanga (PR) e Turvo (PR), inicia com as etapas de elaboração de projeto executivo e programas ambientais.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), os serviços terão investimentos da ordem de R$514.230.020,00, e contempla um trecho de 45,5 quilômetros.
Segundo o DER, por se tratar de uma contratação integrada de projeto mais obra, os primeiros 90 dias do contrato são destinados para estudos, análises e levantamentos necessários para a elaboração do projeto executivo. Após ele ser aprovado, começam os serviços principais no trecho, com prazo de 22 meses para conclusão.
Nesta etapa inicial, também iniciam as atividades dos programas ambientais, que incluem monitoramento de qualidade de água, controle de supressão vegetal e resgate de flora, compensação por supressão de vegetação, e o afugentamento, resgate e salvamento da flora, entre outros, executados ao longo de toda a obra.
O consórcio executor também trabalha na implantação do canteiro de obras e mobilização de pessoal e equipamentos, devendo executar em breve os serviços iniciais de terraplenagem da nova pista e implantação do sistema de drenagem de águas.
Duplicação
De acordo com o projeto, está prevista uma nova pista paralela à existente, com duas faixas de tráfego, em pavimento rígido com placas de concreto de cimento de 22 centímetros de espessura, o que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos.
A pista existente vai receber melhorias no pavimento asfáltico, que será aproveitado como base para o novo pavimento rígido de concreto, técnica de restauração rodoviária conhecida como whitetopping. Também serão utilizadas placas de 22 centímetros de espessura.
Estão previstos três viadutos do tipo Diamante, em que os usuários podem entrar e sair da rodovia pela faixa da direita em ambos os lados. Os dois primeiros viadutos ficam no perímetro urbano de Pitanga (PR), no entroncamento com a PR-239 e no entroncamento com a Avenida Universitária.

Já o terceiro viaduto, será no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste (PR). Está prevista ainda uma passarela para pedestres no trecho entre os dois novos viadutos de Pitanga (PR).
Também serão construídas duas novas pontes paralelas às já existentes. Uma delas sobre o Rio Carazinho, no trecho entre a PR-456 e a PR-820, acesso para Boa Ventura de São Roque (PR). A segunda ficará sobre o Rio Bonito, próximo ao entroncamento com a PR-820.
O projeto contempla nove retornos em nível, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias. Mais informações no site do DER-PR.