Medidas para acelerar a duplicação da BR-101 no Rio de Janeiro produzem resultados positivosO DNIT irá entregar a BR-101 no Rio de Janeiro duplicada até o fim do ano. Durante o verão de 2010, os motoristas contarão com uma rodovia moderna e mais segura. Além de um novo cronograma de execução, o último trecho de obras já foi licitado.
Com a conclusão da obra, o tráfego fluirá com mais rapidez, principalmente no trecho entre Santa Cruz e Itacuruçá. Hoje, esse é o segmento mais congestionado da rodovia, e a duplicação será ainda mais importante após a inauguração da Companhia Siderúrgica do Atlântico, o que irá aumentar o tráfego de veículos pesados a partir do fim deste ano.
A primeira fase da obra atrasou em função de um longo período de chuvas na região. No ano passado, choveu o dobro do previsto para o estado, o que atrapalhou o andamento dos serviços. O superintendente do DNIT, Marcelo Cotrim, explicou que o material do pavimento usado necessitava de cinco dias de secagem e em função do alto índice pluviométrico no ano passado isso atrapalhou o andamento da obra. Ainda de acordo com ele, o material de pavimentação foi substituído por outro, com tempo de secagem menor. “Com esta troca as obras em 15 dias renderam mais do que nos últimos três meses, sem aumento do seu custo final e graças ao longo período de estiagem, que estamos atravessando”, detalhou Marcelo Cotrim.
Esse trecho das obras de duplicação da BR-101 Sul (Rio-Santos) tem um custo de R$ 178 milhões e a segunda fase terá um orçamento de R$ 66 milhões, compreendendo, entre outras intervenções, a construção de passarelas e a restauração da pista atual. Em 2010, o DNIT começa a duplicar o trecho entre Itacuruçá e Angra dos Reis.