Mais um feriado trouxe bastante movimento a Balneário Camboriú. A Secretaria de Turismo divulgou nota ontem, dizendo que o movimento de ônibus de turismo em Balneário Camboriú no feriado de 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) cresceu cerca de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. De 11 a 15 de outubro de 2005, entraram na cidade 110 ônibus enquanto no mesmo período deste ano, entraram no município 209 ônibus. Os números fazem parte do relatório de cadastramento de ônibus realizado no Posto de Informação Turística (PIT).
Do total de ônibus que entram na cidade, 201 eram brasileiros (confira Box). O secretário de Turismo e Comércio, Osmar de Souza Nunes Filho, o Mazoca, avaliou que o crescimento do volume de
ônibus durante o feriado foi resultado do trabalho de divulgação do município que ocorre anualmente nos principais emissores de turistas para a cidade. Além da divulgação interna, também é feito um trabalho nos países da América do Sul.
Outros fatores que contri-buiram para o aumento do fluxo de ônibus, conforme o secretário, foram a realização das festas de outubro (Oktoberfest em Blumenau, Fenarreco, em Brusque e Marejada em
Itajaí), o feriadão e a antecipação das comemorações do dia do professor em alguns dos principais emissores de turistas ao município.
Comércio – Aumento do número de ônibus, conseqüentemente aumento no movimento no comércio. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o acréscimo do movimento foi considerável, atingindo as expectativas. De acordo com o secretario executivo do CDL Helder Couto Vieira, as vendas prevaleceram a dinheiro e a cartão de crédito, principalmente o cartão. Já com relação aos cheques, ficou estável. “Hoje a migração é crescente ao cartão de crédito”, garantiu. Sobre números, Helder disse que ainda não foi possível fazer nenhum medição. “Já esperamos ansiosos o próximo feriadão”, adianta. (JB)
Tabela fluxo de ônibus de 11 a 15/10
Brasil – 201
Uruguai – 04
Paraguai – 01
Argentina – 01
Chile – 01
Alemanha – 01(*)
(*) – Ônibus com um grupo de turistas estrangeiros de uma banda fretado no Brasil para ir a
Oktoberfest.