LEILÃO: A partir das 14h desta sexta-feira (20), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura realizam, na sede da B3 (antiga Bolsa de Valores), em São Paulo (SP), o leilão do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro/RJ – Governador Valadares/MG (BR-116/465/493/RJ/MG). Foto: Divulgação/ANTT

De acordo com o cronograma da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), evento será a partir das14h, na B3, em São Paulo

A partir das 14h desta sexta-feira (20), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura realizam, na sede da B3 (antiga Bolsa de Valores), em São Paulo (SP), o leilão do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro/RJ – Governador Valadares/MG (BR-116/465/493/RJ/MG).

De acordo com a ANTT, trata-se da única rota, a partir da cidade do Rio de Janeiro, disponível para se contornar a Baía de Guanabara, permitindo o acesso à Região dos Lagos, ao norte do Estado, e às regiões Norte e Nordeste do país.

Concessão

Conforme prevê o edital, o período de concessão será de 30 anos e o sistema rodoviário abrangerá uma extensão total de 726,9 quilômetros compreendendo os seguintes trechos:

I – BR-116/RJ, entre os km 2,1 e 148,4
II – BR-116/RJ, entre os km 168,1 e 214,7
III – BR-116/MG, entre os km 408,5 e 818,1
IV – BR-465/RJ, entre os km 0 e 22,8
V – BR-493/RJ, entre os km 0 e 26
VI – BR-493/RJ, entre os km 48,1 e 123,7

Investimentos

Segundo a Agência, os investimentos (CAPEX) previstos para o trecho somam R$ 11,3 bilhões, ao longo dos 30 anos de concessão, distribuídos conforme as definições e necessidades previstas para o projeto.

As despesas operacionais (OPEX), entendidas como o somatório dos custos operacionais, despesas obrigatórias e o conjunto de seguros e garantias, atingiram a cifra de R$ 9,8 bilhões.

Benefícios

Conforme está elencado no Programa de Exploração da Rodovia (PER), os principais benefícios incluem 303,228 quilômetros obras de duplicação, 255,236 quilômetros de faixas adicionais, 85,517 quilômetros de vias marginais, 28 dispositivos em desnível, 775 melhorias de acessos, 75 passarelas, 57 passagens de fauna, 462 pontos de ônibus, 1.630 quilômetros de ciclovias, entre outros.

Além disso, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) contará com 20 ambulâncias tipo C, 9 do tipo D, 7 guinchos pesados, 12 guinchos leves, 5 caminhões pipa, 5 caminhões de resgate de animais, entre outros.

Está prevista, ainda, a geração de 154.719 empregos (diretos, indiretos e efeito-renda).

Inovações nas tarifas de pedágio

O projeto desta concessão tem uma série de inovações. Destacam-se:

– Critério híbrido de julgamento do leilão: menor tarifa + maior outorga

– Tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples

– Desconto Básico de Tarifa (DBT): determina que todos os usuários do sistema automático terão 5% de desconto em cada cobrança de tarifa de pedágio, em qualquer praça da concessão, independentemente da categoria veicular e da quantidade de viagens realizadas.

– Desconto de Usuário Frequente (DUF): também será aplicado somente a usuários do sistema automático devido à necessidade de identificação e controle da frequência de uso das praças. Os usuários frequentes são aqueles que utilizam apenas trechos da rodovia várias vezes por mês, como ocorrem com cidadãos que moram e trabalham em cidades próximas.

– Pontos de parada para caminhoneiros

– Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão

Praças de pedágio

As Tarifas Básicas de Pedágio (TBP) definidas para a concessão, como resultado da conjunção entre as diversas premissas adotadas e as funções matemáticas da modelagem, são de R$ 0,16092/Km para pista simples e de R$ 0,22528/km para pista duplicada (40% maior em relação à tarifa de pista simples), resultando nas seguintes tarifas de face a serem cobradas nas praças.

Serviço:

Leilão da BR-116/465/493/RJ/MG

Data: 20 de maio (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: B3, São Paulo

Transmissão pelo Canal ANTT no YouTube, pela TV B3 ou pela TV B3 no YouTube.

1 COMENTÁRIO

  1. O ministro Tarcísio de Freitas está fazendo um bom trabalho em melhorias nas Rodovias federais . O mesmo tinha que ser feito nas Rodovias estaduais sei que é de competência do Estado mais seria uma alternativa para minimisar o abandono que se arrasta por muito tempo .

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