CONTEMPLAÇÃO: De acordo com os organizadores, a expectativa é de cerca de 25 mil baleias passando pelo litoral capixaba até a segunda quinzena de outubro. A contemplação de baleias, além de ser uma experiência riquíssima e um diferencial da oferta turística de Vitória. Foto: Leonardo Mecon

Famosas pelos seus saltos, as espécies podem ser vistas por até 40 quilômetros de distância da costa da capital capixaba

Se você é apaixonado pela vida marinha, vai gostar de saber que é possível avistar as baleias Jubarte sem precisar ir até o sul da Bahia. Isso porque a temporada de avistamento das baleias Jubarte já começou no Espírito Santo e permanece até outubro deste ano.

De acordo com a Secretaria de Turismo do estado, as embarcações são regulamentadas pela Capitania dos Portos e as equipes treinadas, para que os passeios turísticos saiam da capital Vitória, aos finais de semana e feriados, com segurança e quando houver condições climáticas favoráveis, na presença de pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte.

De acordo com os organizadores, a expectativa é de cerca de 25 mil baleias passando pelo litoral capixaba até a segunda quinzena de outubro. A contemplação de baleias, além de ser uma experiência riquíssima e um diferencial da oferta turística de Vitória, é capaz de gerar emprego e renda para todos os envolvidos nesse tipo de serviço, fortalecendo a cadeia produtiva que tem se estruturado em torno do turismo de observação de baleias.

Contemplação das jubartes

Duas embarcações estão regulamentadas pela Capitania dos Portos e com equipes treinadas para que os passeios aconteçam com segurança para os turistas e as baleias, sempre respeitando o ambiente marinho e a preservação da espécie.

Com capacidade para 30 e 22 passageiros, as barcas partem do Píer Cais do Pescador, na Enseada do Suá, em passeios que duram, em média, cinco horas, no trajeto de ida e volta, com permanência de até 30 minutos para contemplação das baleias.

Famosas pelos seus saltos, as espécies podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância da costa da capital capixaba. No momento do embarque, os turistas recebem orientações sobre as normas de avistagem, navegação e segurança.

Guia de Vida Marinha

Além das recomendações, é entregue aos passageiros o Guia de Vida Marinha onde mostra, por meio de imagens registradas pela equipe de pesquisa Jubarte – Lab, que além dos cetáceos, baleias e golfinhos, é possível avistar tartarugas e aves marinhas como o albatroz, trinta réis e outras espécies que habitam a costa capixaba.

Durante todo o mês de junho foram realizadas capacitações dos demais profissionais da cadeia produtiva do turismo de Vitória envolvidos com as expedições. O Espírito Santo é um dos protagonistas do turismo de observação de baleias.

De acordo com o secretário de Turismo do Espírito Santo, Dorval Uliana, trata-se de um grande ativo capaz de gerar emprego e renda para diversos segmentos, fazendo com que a atividade seja bem-sucedida e realizada de forma sustentável social e ambientalmente.

 

Expedições

Segundo dados do Observatório do Turismo da Prefeitura de Vitória e do Instituto Ecomares, na temporada de 2018, entre os meses de junho e novembro, 893 turistas, a bordo de 38 expedições, tiveram a oportunidade de observar as baleias que visitaram o litoral capixaba. Durante o período, foram realizadas oito expedições de pesquisa e monitoramento, com média de avistamento de 10 baleias por embarque.

Fique por dentro do projeto Baleia Jubarte, clicando aqui.

Onde ficar

Hotel Minuano

Localizado numa região à beira-mar, com vista para a Praia de Camburi, o Hotel Minuano fica a 5 quilômetros do Aeroporto Eurico Salles e a 850 m dos restaurantes finos da Praça Gastronômica Triângulo das Bermudas, em Vitória (ES).

A infraestrutura do Minuano oferece quartos com decoração leve, iluminação suave e janelas amplas. Todos são equipados com ar-condicionado, acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) e TV a cabo. Alguns quartos têm uma varanda privativa e uma banheira de hidromassagem.

Para quem gosta de comodidade, o Hotel Minuano é ideal, pois está bem próximo de shopping centers, da Igreja de São Francisco de Assis, da Praça dos Namorados, das praias do Canto e de Camburi e do Parque Municipal do Mangue Seco.

Restaurante

O restaurante do Minuano serve churrasco com carnes suculentas, coquetéis, cervejas e cachaças especiais. Também está disponível um café-da-manhã com pães de queijo saídos do forno, bolo de chocolate e ovos mexidos. Informações: http://www.hotelminuano.com.br/

Píer Vitória Hotel

Deixe-se levar pela brisa do mar, pela cordialidade dos colaboradores, pelo sabor do café da manhã e pelo conforto das nossas acomodações. Tudo isso de frente para o mar, na da Orla de Camburi, uma das mais belas praias da capital Capixaba, e a poucos minutos do centro e do aeroporto da cidade.

Os hóspedes no Píer Vitória Hotel poderão visitar a famosa Fábrica de Chocolates Garoto, situada a 10 quilômetros do hotel e até mesmo caminhar até o Parque Pedra da Cebola, apenas a 2 quilômetros.

Comodidade e Modernidade

Diariamente é servido um bufê com bolos feitos na hora, frutas sazonais e sumos naturais. Os hóspedes também poderão saborear uma cozinha regional no restaurante ou refeições casuais e sobremesas na cafeteria. O hotel providência uma recepção aberta 24 horas por dia e um centro de negócios.

Os quartos estilo contemporâneos em madeira, com uma fresca decoração em tons cítricos. Cada quarto inclui ar condicionado, televisão por cabo e um minibar. Alguns quartos apresentam uma televisão LCD e uma vista panorâmica para o mar.

Além de ter uma localização ideal à beira-mar, o Píer Vitória Hotel dispõe de quartos elegantes. O hotel oferece uma bela vista da Praia de Camburi e conta com academia, assim como Wi-Fi gratuito.

As unidades do Píer Vitória Hotel apresentam ambientes contemporâneos de madeira e decoração em tons cítricos refrescantes. Todas vêm com ar-condicionado, TV a cabo e frigobar. Alguns quartos possuem TV LCD e vista panorâmica do mar. Informações: https://www.piervitoriahotel.com.br/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui