Durante o feriado de Proclamação da República (15 de novembro), a concessionária Ecopistas estima que cerca de 170 mil veículos deixem São Paulo utilizando o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Já para ir e voltar da região serrana de Campos do Jordão, Litoral Norte, Alto Tietê e Vale do Paraíba, a expectativa é de que entre 665 e 727 mil veículos passem pelas quatro praças de pedágio do Corredor, em ambos os sentidos. A contagem terá início à zero hora de sexta-feira (12/11) e será concluída na segunda-feira (15/11), à meia noite.
A Ecopistas disponibilizará, durante o feriado prolongado, 51 viaturas para atender os usuários. Entre elas: cinco rotas de inspeção de tráfego, 25 viaturas de apoio operacional, nove guinchos leves e dois guinchos pesados, um caminhão para apreensão de animais na pista, uma UTI móvel e quatro ambulâncias de resgate. Além disso, três painéis de mensagens variáveis móveis estarão expostos em pontos estratégicos das rodovias para informar os usuários quanto às condições de tráfego.
A operação papa-fila será implantada nas quatro praças de pedágio do Corredor, de acordo com a demanda, a fim de garantir o bom fluxo de veículos e o conforto dos usuários. Portanto, caso formem-se filas, 65 funcionários da empresa estarão à disposição para fazer a cobrança nas faixas de rolamento, antecipadamente às cabines.
A Ecopistas recomenda aos usuários que revisem os itens básicos dos veículos, como combustível, óleo, água e parte elétrica, respeitem os limites de velocidade, usem cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, não trafeguem no acostamento e tenham atenção ao fazer ultrapassagens. Além disso, é essencial que a documentação do veículo e do condutor esteja em ordem.
Em caso de emergência, os motoristas devem solicitar o auxílio da concessionária por meio do telefone gratuito 0800-7770070. Na Ayrton Senna, os motoristas também podem utilizar os telefones de emergência, localizados a cada quilômetro da estrada. As condições de tráfego do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto também podem ser obtidas no perfil da concessionária no Twitter (www.twitter.com/ecopistas).
Início Notícias